domingo, 9 de outubro de 2016

Culinária: Recheado Sol - ingredientes de pizza com sabor diferente





Você é como eu, que gosto de inventar novas receitas? Eu vi num vídeo daqueles que passam uma receita inteira em  menos de um minuto e achei o produto tão apetitoso na aparência que resolvi imitar criando minha própria receita, somente usando a ideia original do arranjo. E ficou uma delícia. Recomendo fazer. É bastante trabalhoso e toma uma hora e meia para ter o prato pronto para servir.

Recheado Sol

INGREDIENTES PARA A MASSA:
250 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa cheia de açúcar
1 colher de sopa rasa de sal
1 envelope de fermento de pão
100 ml de água com leite (meio a meio)
3 colheres de óleo

PREPARO:
Colocar todos os ingredientes numa bacia. A água com leite deve estar temperatura ambiente ou levemente amornada. Ir sovando a massa e se precisar acrescentar farinha para ficar uma massa que desprende da bacia. Quando estiver sovada, fazer uma bola e deixar crescer na bacia tampada com pano de prato até dobrar de volume (meia hora).


INGREDIENTES DO RECHEIO (fatiados):
150 g de queijo mussarela 


150 g de queijo prato (ou lanche) 
150 g de queijo provolone
100 g de salaminho italiano 
150 g de presunto
150 g de bacon
1 tomate rasteiro médio
1 cebola média
3 folhas de alface americana cortada em fatias

PREPARO:
Abrir a massa sobre uma superfície deixando ela com meio centímetro de espessura, procurando deixá-la em forma circular. Depois de aberta, cortar com roda de pizza em forma de fatias de pizza da largura de mais ou menos 5 centímetros no lado mais largo. Reservar. Pegar uma cumbuca (de sopa, 10 a 12 cm de diâmetro) para moldar o centro e espalhar as peças ao redor da cumbuca, com a parte mais larga das fatias encostando na cumbuca. Vai ficar em formato de sol (por isso o nome da receita). Espalhar o queijo mussarela com as fatias dobradas ao redor da cumbuca, depois o salaminho, dobrado ao meio sobre o queijo, depois o tomate, em seguida o queijo prato dobrado ao meio também, depois o presunto dobrado ao meio também (se for de fatias grandes como eu usei, corte no meio e dobre cada metade), sempre sobrepondo a camada anterior, deixando a dobra no lado que não é da cumbuca para o arranjo não se desmanchar. Chegou a hora de por a alface espalhando as tiras, depois o queijo provolone, as rodelas de cebola e por fim, o bacon. Retirar com cuidado a cumbuca do centro e puxar as pontas raiadas por cima da mistura, moldando no buraco do centro para fazer uma amarração. Colocar em forma polvilhada com farinha (precisa de outra pessoa pra ajudar) e colocar em forno pré-aquecido 190 graus durante meia hora.