domingo, 27 de fevereiro de 2011

Culinária: Receitas de Bolachas alemãs

Recentemente me foi pedido para traduzir algumas receitas de bolachas e guloseimas de um livro alemão. Como achei as receitas divinas, resolvi compartilhar. Vamos lá:

Doces claros de amêndoas

1 colher de chá manteiga
1 colher de sopa açúcar
1 pacotinho de açúcar de baunilha
200 g de amêndoas
150 g de chocolate branco.

*Colocar a manteiga com o açúcar e o açúcar de baunilha numa panela, acrescentar as amêndoas e mexendo sempre até a misturar ficar dourada. Reservar e deixar esfriar.
*Derreter o chocolate branco em banho maria. Acrescentar a mistura anterior e mexer até ficar homogêneo.
*com duas colheres de chá fazer pequenas porções colocando sobre superfície forrada com papel alumínio até esfriar. Armazenar na geladeira.

---------------------------

Finos doces de amêndoas:

1-2 colheres de chá manteiga
1 colher de sopa açúcar mascavo
200 g de amêndoas descacadas e trituradas
150 g de chocolate meio amargo
2-3 colheres de sopa gordura de coco
1-2 gotas de essência de baunilha


*Colocar a manteiga com o açúcar mascavo e as amêndoas picadas, mexendo sempre até a mistura ficar dourada. Reservar até esfriar.
*Derreter o chocolate em banho maria. Acrescentar a mistura anterior misturar bem e acrescentar a essência de baunilha. Deixar esfriar.
*com duas colheres de chá fazer pequenas porções colocando sobre superfície forrada com papel alumínio até esfriar. Armazenar na geladeira.


----------------------------------

Corações de Laranjas


250g de manteiga
200g de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos
a casca de meia laranja ralada
2 colheres de sopa de suco fresco de laranja
500g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico

Cobertura

200g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de suco de laranja
1 colher de sopa de água quente

*Bater as claras em neve e misturar com a manteiga, o açúcar, o sal, as cascas e o suco de laranja.
*misturar a farinha com o fermento e ir acresentando à mistura anterior em porções de colher em colher até a massa ficar no ponto de abrir com rolo de massa.
*Embalar a massa em filme plástico e reservar na geladeira por 1 hora.
*Tirar a massa da embalagem, reamassar bem ela  e abrir sobre uma superfície untada com farinha com rolo de massa até dar a espessura de bolacha. Cortar em fôrma de coração.
*Colocar as bolachas em fôrma de alumínio forrada com papel de assar e assar em forno pré aquecido 200graus durante 10 minutos. Tirar do forno e deixar esfriar.

*Cobertura: misturar o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja e a água quente até que a mistura fique homogênea, cobrir as bolachas e deixar secar a cobertura.




----------------------------------
Assado Preto e Branco
350g de farinha
125g de açúcar de confeiteiro
1 envelope de açúcar de baunilha
1 pitada de sal
a raspa de 1 limão
200g de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
1 clara de ovo para pincelar

*Misturar a farinha com o açúcar de confeiteiro e peneirar. Acrescentar a baunilha, a raspa de limão e raspar a manteiga acrescentando aos poucos à massa até ficar uma mistura homogênea. Dividir a massa ao meio e numa metade acrescentar o cacau em pó, misturando novamente.
*enrolar as massas em filme plástico e deixar em descanso por duas horas na geladeira. Retirar as massas e transformá-las em mais porções. Fazer rolinhos das massas escura e clara  com as mãos. Pincelá-las com a clara de ovo em toda a extensão e uní-las, procurando alternar massa escura e clara. Então cortar em fatias.
*Colocar estas fatias em forma forrada com papel alumínio em forno pré aquecido entre 180 e 200º e assar de 10 a 15 miutos. Retirar do forno e deixar esfriar.

------------------------------
Morros de Chocolate

250g de farinha de trigo
50g de amido de milho
100g de açúcar
1 envelope de açúcar de baunilha
2 ovos
125g de manteiga
100g de avelãs raladas
125g de raspas de chocolate
Chocolate para glassurizar

*misturar a farinha e o amido e peneirar em bacia. Acrescentar o açúcar e a baunilha. Acrescentar os ovos. Acrescentar a manteiga lentamente em raspas, em seguida as avelãs e a raspa de chocolate.
*misturar tudo até a massa ficar homogênea, embalar em filme plástico e reservar na geladeira por uma hora.
*Retirar a massa e novamente misturá-la com vigor. Pegar pequenas porções e tranformar em bolinhas com as mãos, colocando sobre papel alumínio em forma para assar, dando leves amassadas para as bolinhas pararem no mesmo lugar na forma.
Assar em forno pré aquecido a 180º de 12 a 15 minutos.
*Retirar do forno e  deixar esfriar. Pegar a barra de chocolate para glassurizar e derreter em banho maria. Derramar sobre a metade de cada doce. Deixar secar.

--------------------------
Negrinhos ao rum
50g de uvas passas
3 colheres de sopa de rum
100g de chocolate em pó
100g de açúcar de confeiteiro
50g de gordura de coco ou margarina
chocolate granulado para cobertura.

*Picar bem as uvas passas e cobrí-las com o rum, deixando pegar sabor durante 1 hora.
*Misturar o pó de chocolate com o açúcar de confeiteiro.
*Colocar a gordura de coco (ou margarina) em panela no fogo para derreter, retirar do fogo e acrescentar a mistura de chocolate com açúcar aos poucos em colher de sopa até o fim e deixar esfriar.
*Quando a massa estiver endurecendo, acrescentar  as uvas passas com o rum na mistura.
*Pegar pequenas porções com colher de chá e rolar em recipiente com chocolate granulado.
*Colocar os negrinhos ao rum em forma de negrinho e deixar esfriar.

---------------------- 



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Circula na internet: Ser Chique é

Achei muito lindo este texto assinado por Glória Kallil, que resolvi compartilhar aqui no blog:


SER CHIQUE SEMPRE

 

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos  dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem  brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestres.

É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia. Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.

Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour! Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas amor e fé nos  tornam humanos!
GLÓRIA KALLIL

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Férias em Albatroz no litoral gaúcho, com tempo fechado



Férias Diferentes

Pois, eu sempre achei que meu santo fosse forte o suficiente para que ao menos os 10 dias de férias anuais que tiro fossem de céu azul, muito sol e noites estreladas.
Isto aconteceu maravilhosamente bem durante 30 anos. Tivemos somente um ano com metade do tempo de férias chuvoso há uns 20 anos. Depois disto, sempre o tempo colaborou.
Teve anos em que interiormente implorava um dia de chuva, mesmo na praia, porque não aguentava mais tanto sol. Pode? Mas é verdade! Até sol demais na praia incomoda.
Mas, como bom veranista, sempre prestigiei estes dias solares, estes dias de mar aconchegante com o sol causticante e fator 30 na pele além de boné e camiseta para não torrar, literalmente falando.
Nestes anos todos, porém, revisei minha gratidão ao deus-sol com dois episódios que vivenciei. Primeiro, o que aconteceu há uns 15 anos, quando tivemos uma semana de sol maravilhoso na praia de Arroio do Sal, com noites divinas de estrelas mil, mar quente e limpo. Porém, para atrapalhar, tivemos a companhia durante todo o veraneio do maldito vento nordestão, que a partir da velocidade de 30km não deixa mais guardassol em pé e varre tuas pernas com a areia salgada da praia, crivando a pele com micro tiros desconfortáveis, melhor, insuportáveis. Só quem já levou esta metralhada de areia das praias gaúchas num dia de nordestão destemido sabe do que estou falando. Além do que, a boca salga e fica crocante com aqueles micro grânulos de areia entranhados entre os dentes. Sorvete tem gosto de soro e cerveja tem gosto de salmoura. Ninguém aguenta, tanto é que num dia de nordestão na praia, só se vê guaiacas do interior que pela primeira vez tiveram contato com o mar e destemidamente enfrentam este vento. O nordestão é como praga: quando aparece, todos fogem dele.
Então, vivenciei mais uma forma inusitada de veraneio no ano passado, verão de 2010. Estivemos dez dias em Tramandaí e os dez dias foram de um céu azul inimaginável, de um sol causticante, de dias inteiros sem brisa e noites mormacentas e abafadas. A temperatura em nenhum daqueles dias baixou de 22 graus na madrugada. Quem vê de fora, diz: "Bah, mas um clima destes é perfeito para veranear!" Também dizia e achava a mesma coisa. Só que, quando tu ficas desconfortável embaixo do guardassol, quando não sopra sequer a respiração de quem está do teu lado e o sol começa a se mostrar, rapidamente a temperatura vai às nuvens e acho que embaixo do guardassol, como o reflexo da areia branca, a temperatura facilmente beira os 50 graus. Ninguém aguenta. Se não tiver aquela brisinha abençoada, tudo torra. Então íamos para o mar para refrescar o corpo daquele guardassol causticante e o mar estava morno. Melhor, quente. Cheguei a suar dentro do mar de Tramandaí (ninguém acredita!), com o suor escorrendo pela face e costas, também brotando das dobrinhas.
Depois destes episódios, pensei: "Só faltava pegar uma semana com chuvas!"
E eis que aconteceu neste último veraneio, confirmando todos os prognósticos das colunas dos meteorologistas. Mas, como tudo merece ser olhado com outros olhos e dali tirar proveito, confesso que as férias foram maravilhosas. Todos os dias fomos para o mar, mesmo com tempo fechado, as vezes chovendo levemente, as vezes um pouco mais forte, mas pude ver um mar diferente, que não conhecia. O mar de chumbo. É, este mar tem outra cara, parece não tão amigável, mas depois do primeiro contato cm ele, vê-se que ele tem tantos encantos quanto o do dia de sol. Talvez a paisagem não seja tão encantadora, mas veranear com tempo nublado ou leve garoa também é fascinante. Cofesso que meu veraneio foi dez! Ameiiiii!
Aqui algumas fotos do mar Cor de Chumbo deste último veraneio.
(clique nas fotos para ampliá-las)






Até nuvem em forma de baleia (Ou NETUNO?) apareceu no céu!






Amanhecer cor de chumbo.

    Amanhecer cor de chumbo.

   Amanhecer cor de chumbo.


E o tempo fechou! "Chuva de prata que cai sem parar, quase me mata de tanto esperar...."



 Finalmente no sexto dia de férias, um 'olhinho' azul apareceu no céu no final da tarde.

 Anoitecer cinzento.

Erosão causada pelo mar pelo excesso de chuvas, deixando o mar revolto.


Outro ângulo da erosão na areia da praia. Lindo de ver!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Circula na Internet: Como as Pulgas Saltam

Assista o vídeo aqui:

 

  Como as pulgas saltam

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, resolveram o mistério de como pulgas saltam tão longe e tão rápido.

Estudos anteriores já haviam revelado que a energia necessária para catapultar uma pulga a uma distância 200 vezes maior do que o comprimento do seu corpo tinha sua origem em uma estrutura elástica, semelhante a uma mola, presente no organismo do inseto.

Mas os especialistas não entendiam como as pulgas conseguem aplicar um impulso tão rápido no chão para realizar o salto.

Filmagens feitas com câmeras capazes de capturar objetos se movendo em alta velocidade revelaram que o segredo está na forma como as pulgas usam suas pernas traseiras - como alavancas de múltiplas partes.

Esse "efeito alavanca" permite que as pulgas pressionem suas patas no chão e a liberação repentina da "mola enrolada" projeta o inseto para a frente e para cima, afirmam os cientistas na revista científica Journal of Experimental Biology.

Um dos cientistas envolvidos no trabalho espera poder utilizar mecanismos semelhantes ao da pulga na construção de máquinas.
Teorias do pulo da pulga

Meio século atrás, dois grupos de pesquisadores descobriram que a energia que permitia o salto do inseto era gerada por uma mola interna e não pelos músculos minúsculos da pulga.

Essa descoberta levou ao surgimento de duas teorias rivais sobre a agilidade do inseto.

Enquanto um grupo defendia a ideia de que as pulgas se projetavam para a frente a partir dos joelhos, outro dizia que, ao se comprimir, a mola agia a partir das juntas da perna traseira do inseto, empurrando as patas da pulga contra o solo. Partindo dessa posição "agachada", o inseto era capaz de saltar para cima.

Os cientistas responsáveis pelo novo estudo, Gregory Sutton e Malcolm Burrows, da Cambridge University, em Cambridge, na Inglaterra, queriam dar fim à discussão.
Robôs saltadores

O objetivo de Sutton é projetar robôs saltadores, que possam pular tão alto quanto as pulgas.

"Se você observa as ações e movimentos que os animais são capazes de gerar, eles são tão melhores do que máquinas modernas", ele disse à BBC.

Como seus predecessores, Sutton se baseou em estudos anatômicos detalhados das pulgas.

Eles revelaram a existência de colunas vertebrais relativamente grandes perto das patas do inseto, estruturas que indicam que essas são as áreas que empurram o solo para obter tração.

As revelações mais cruciais vieram das filmagens, que foram feitas ao longo de uma semana. Para os pesquisadores, o grande desafio foi descobrir como convencer uma pulga a saltar no momento certo, dentro do campo de visão da câmera e em foco.

"Finalmente descobrirmos que as pulgas não pulavam se estava escuro", explicou Sutton. "Então, desligávamos as luzes, posicionávamos a câmera para colocar a pulga no plano (de filmagem), acendíamos a luz e a pulga saltava".
Nem tudo está esclarecido

Quando os pesquisadores fizeram um modelo da trajetória do salto de cada pulga, ele coincidia exatamente com a trajetória calculada em 1967 por um cientista britânico chamado Henry Bennet-Clark.

"Nossos dados batiam exatamente com os de Bennett Clark".

Mas alguns aspectos da agilidade da pulga ainda não foram esclarecidos.

"Elas sempre saltam na mesma direção, então achamos que elas podem ser limitadas", disse Sutton. "E não sabemos como a pulga trava suas pernas em posição quando está comprimindo a mola".

Sutton acrescentou: "Isso nos mostra quão pouco sabemos sobre os insetos mais comuns".

As pernas se prendem ao chão e se encolhem, soltando toda a energia para o potente salto.

Cientistas pensam em aproveitar o mecanismo do salto das pulgas para a construção de robôs saltadores.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Culinária: Batatas douradas em Bifes de Coxão Duro com Bolinhos de Arroz

Batatas douradas em bifes de Cochão duro

Um prato fácil de fazer, mas que no verão é leve e faz a festa quando posto na mesa.
Rende 4 porções.
Tempo de preparo: 2 horas.


(clique nas fotos para ampliá-las)
 Ingredientes: 700gramas de cochão duro, 700 gramas de batata, 2 cebolas médias (picadas em cubinho) 3 dentes de alho, tempero Gril da Magi, 1 colher de sal (sopa), 10 grãos de pimenta branca ou preta, óleo para preparar.


 Cubra o fundo da panela com óleo de soja.


 Separe todas as pelancas e gorduras do cochão.


 Corte em bifes (em torno de 8)



Bata com martelo de carne bastante e nos dois lados.



"olha só o Scotty esperando as sobras da carne na janela da cozinha hehe"
Quando ele ouve o bater de bifes já fica de prontidão esperando.




Coloque os bifes batidos na panela untada com óleo.





Cubra com a cebola picada.




Coloque no fogo alto por dez minutos panela tampada. Fica como esta foto.




Em seguida acescente o alho, o sal,  o gril, esmague a pimenta e acrescente.



Tampe e deixe por mais dez minutos até secar a água e dourar a cebola.




Cubra com água e tampe. Mexa de vez em quando.




Enquanto isto, vá descascando as batatas, depois, corte elas no meio.




Depois de 20 minutos a água secou e os bifes começam a fritar.





Cubra com água e tampe. Mexa de vez em quando.




Depois de 20 minutos, mais uma vez a água secou.




Mais uma vez cubra com água e tampe. Por ser uma carne muito saborosa, mas dura, precisa todo este processo para amaciá-la. Mexa de vez em quando.




Olha o cozinheiro aí hehe.





Depois de mais 20 minutos a carne está seca mais uma vez. Deixe fritar, mexendo de vez em quando.


Acrescente as batatas e coloque água até cobrir os bifes.






15 minutos depois...





Mais 15 minutos e as batatas douradas estão prontas.






Sirva com bolinhos de arroz da receita anterior, salada de tomates e pedaços de mamão. Fica uma delíiíícia.





Bom apetite!!!!


Culinária: Bolinhos de arroz

O que fazer com aquele arroz que sobrou do dia anterior? Aqui está a receita de uma delicioso bolinho feito com sobra de arroz. Fácil e prático, fica uma delícia!

 Preparo: 20 minutos.
Rendimento: 16 bolinhos 


.

Ingredientes: uma xícara de arroz cozido, um ovo, uma xícara de farinha de trigo, 1 colher de fermento biológico, uma pitada de sal, meia xícara de água, meio maço de temperinho verde (salsa e cebolinha).
Óleo para fritar.
 
Misture tudo numa vasilha até ficar homogêneo.
 

 
Coloque em porções do tamanho de uma colher de sopa em óleo quente.


 
 
Quando os bolinhos ficarem dourados nas beiradas, vire-os.



 
 
Deixe por mais 5 minutos e a primeira remessa está pronta. Repita a operação com o resto da massa de bolinhos.


 
 
Olha os bolinhos aí gente!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Circula na internet: PEPINO - CONHEÇA O QUANTO ELE É PRECIOSO


01. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02. Sentindo cansado à tarde, dispense o café e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitamina B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você vê que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa o óleo WD-40 para acabar com aquele barulhinho de uma porta rangendo? Pegue uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem facial? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, faça inalação, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho, além de reduzir o stress.

11. Acabou de almoçar e não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos, para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para apagar o erro, também funciona muito bem nas marcas de lápis que as crianças deixam nas paredes.


============ ========= =
SUCO DE PEPINO

 
O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.
O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.. .
autora do texto:
Dora Saunier