quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Beleza da natureza: o ninho do Guaxe (Cacicus haemorrhous)

      Certas coisas a gente só tem oportunidade de ver poucas vezes ou uma única vez na vida. É o caso deste ninho estranho que um pássaro de nome guaxe constrói para por seus ovos.  E ele é tão astuto que faz vários ninhos para despistar os predadores, pondo os ovos em somente um deles.
      Estes ninhos apareceram numa araucária (pinheiro) perto de casa e a vizinhança toda ficou deslumbrada com a beleza deste trabalho, feito só com o bico do guaxe fêmea.



Veja as fotos:





Sobre o Guaxe (Cacicus haemorrhous)
(extraído do site http://www.wikiaves.com.br/guaxe)

O guaxe é um passeriforme da família Icteridae. Conhecido também como japiim-de-costas-vermelhas, japiim-do-mato, japim-guaxe, japira.

Características

O macho mede de 27 a 29,5 centímetros de comprimento e a fêmea 21,5 a 24 centímetros. O imaturo é cor de fuligem em vez de negra.
A voz é rouca, misturada com assovios; canto barulhento.

guaxe adulto

guaxe jovem

Alimentação

Onívoro.

guaxe se alimentando

Reprodução

Leva de 24 a 36 meses para atingir a maturidade sexual.
Somente a fêmea constrói o ninho em forma de bolsa com 40 a 70 centímetros de comprimento, em colônias, com material de vários vegetais e localização variada, podendo ser à pouca altura sobre a água, no alto de árvores no meio da floresta ou em palmeiras nas bordas da floresta. Diferentemente do japiim não costuma fazer suas colônias em associação com japus. Põe 2 a 3 ovos brancos com pontos e manchas avermelhados e roxos, tendo de 2 a 3 ninhadas por período de reprodução. O guaxe tende a construir vários ninhos, mas botar ovos em só um deles para enganar tucanos e outros predadores.

Casal de guaxe

Ninho de guaxe

Ovo de guaxe

Hábitos

Varia de raro a comum na copa e bordas de florestas úmidas (na Amazônia principalmente na terra firme), florestas secas e de galeria e capoeiras altas. Vive em grupos, sendo visto regularmente nas bordas de diversos habitats florestais. Prefere baixadas quentes com florestas.

Distribuição Geográfica

Presente no Brasil em duas regiões separadas:
  1. em toda a Amazônia e;
  2. de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, estendendo-se para o interior até Goiás e Mato Grosso do Sul.
Encontrado também nos demais países amazônicos e no Paraguai e Argentina.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Nenhum comentário:

Postar um comentário