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Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que
vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está
conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT
seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois a três
ou quatro números dependendo de quando foi produzido:
Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois
números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e
os últimos dois são o ano.
Exemplo: DOT AX 3003
30 é a semana 30 do ano.
03 é o ano 2003.
Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano.
Exemplo: DOT AX 148
14 é a semana 14 do ano.
8 é o ano de 1998
O que é Tread? onde fica o tread do pneu?
O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e
marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Abaixo
há uma foto do tread de um pneu para carro de passeio.
Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma
linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual
nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será
assimétrico.)
Como saber aonde foi produzido o meu pneu? País de fabricação?
Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados,
normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi
fabricado na Coréia o Sul: Made in South Korea.)
Como ler a medida de um pneu?
A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de largura/rácio do tamanho da
parede do pneu comparado com a largura e o raio. Visualize qualquer medida de pneu.
Exemplo: 175/70R13
175 é a largura do pneu.
70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
R significa que o pneu é radial
Este número pode variar de 60 a 600, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por
exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com
Treadwear 200. Este número indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já
que ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo,
esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior
o número do Treadwear o mais vai render o pneu.
É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem
nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A,
B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo.
O índice de temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e como
lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior.
O índice só aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no
manual do carro. Inflação, excesso de velocidade ou excesso de peso, faz com que o pneu
esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e, possivelmente fazendo ele falhar.)
Como ler medidas com “X” na medida? O que significa o “X” na medida do pneu? É em
polegadas?
polegadas?
Sim, estas medidas estão em polegadas.
Exemplo: 31x10.5R15
31 é o diâmetro total do pneu,
10.5 é a largura do tread do pneu,
R15 é o diâmetro da roda.
Qual é a velocidade máxima do meu pneu? Como saber a velocidade máxima do meu
pneu? Como ler as letras de velocidade no meu pneu?
pneu? Como ler as letras de velocidade no meu pneu?
Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu veja a tabela de
códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da
medida. Exemplo: SP Sport Maxx 100Y Y e a letra que designa a velocidade do pneu, neste
caso Y representam 300 km/h na tabela. Sistema automático de índice de velocidade.
Código | km/h | Código | km/h |
A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C D E F G J K | 5 10 15 20 25 30 35 40 50 60 65 70 80 90 100 110 | L M N P Q R S T U H V Z W (W) Y (Y) | 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 mais de 240 270 mais de 270 300 mais de 300 |
Para saber o peso máximo que você pode por no seu pneu veja a tabela de códigos em
baixo. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida.
Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste
caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de índice de peso.
Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 | 250 257 265 272 280 290 300 307 315 325 335 | 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 | 345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 | 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 | 475 487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 | 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 | 650 670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 | 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 | 900 925 950 975 1.000 1.030 1.060 1.090 1.120 1.150 1.180 | 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 | 1,215 1.250 1.285 1.320 1.360 1.400 1.450 1.500 1.550 1.600 1.650 |
Como saber se o pneu vem com letras brancas ou parede branca? Estou no site do
fabricante, como sei se a medida do pneu que quero tem letras brancas?
fabricante, como sei se a medida do pneu que quero tem letras brancas?
Na lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada um significa:
Pneu com Letras Brancas
OWL: Outlined White Letters
RWL: Raised White Letters
ROWL: Raised Outlined White Lettes
ORWL: Outline Raised White Letters
WO: Outlined White Letters
Pneus com Letras Pretas
RBL: Raised Black Letters
OBL: Outlined Black Letters
BL: Black Letters
Pneu com Parede Branca
WSW: White Side Wall
Pneu com Parede Preta
BSW: Black Side Wall
Quais matérias primas são utilizadas em um pneu?
- Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero
- Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes
substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de
matérias-primas
- Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades
de por acumular baixo calor
- Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua
baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são
essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é
mais caro
- Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá
reforço e resistência à abrasão
- Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um
reforço de acumulação de baixa calor
- Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização
- Accelerators são compostos orgânicos complexos que acelerem a vulcanização
- Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco
- Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do
ozônio
- Tecido de têxtil reforça a carcaça do pneu
Quantos anos duram um pneu? Durabilidade do pneu? Qual e a vida de um pneu?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder por que depende de muitas variáveis como a
marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. As pistas no Brasil não
são muito boas levando aos pneus durarem menos que em países como Estados Unidos e
países da Europa. Veja qual são os maiores perigos a um pneu.
Quantos anos de garantia têm um pneu?
O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e medida. Para saber
quanto tempo de garantia têm o pneu específico que você está comprando por favor verifique
na loja em que você estiver comprando. No entanto, a garantia depende muito de caso a caso.
Sub-inflação
Sub-inflação faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área
central do tread muito menos desgastado.
Excesso de Inflação
Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a
estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread.
Os Erros de Alinhamento
Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um
desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão
em cima do tread da roda.
Fim de Vida
Um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de
1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo.
Travagem de Emergência
Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem
rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu.
Pedaços
Objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode
causar que explodão em velocidades mais rápidas.
Danos de Impacto
Esse dano é causado por um impacto para o flanco. O bojo ou "ovo" indica a localização do
dano.
O que significa TT?
TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu.
Normalmente quando um pneu é TT as palavras Tube Type vem estampado no pneu. Hoje em
dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT já que é uma tecnologia antiga que
a sido substituída com ou TL.
O que significa TL?
TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro.
Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
O que significa as letras P, LT, ST, T na medida do pneu?
Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu mas são
opcionais então nem sempre aparecerá estampado no pneu.
P: Indica que e para carro de passeio (Passenger Car).
LT: Indica que e para camioneta (Light Truck).
ST: Indica que e para Trailer especial (Special Trailer).
T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.
É comum meu pneu fazer barulho? Por que meu pneu faz barulho?
Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de
rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente.
É comum meu pneu vibrar? Por que meu pneu vibra?
Não. Se seu pneu vibrar pode ser que não está calibrado corretamente e dever ser levado a
um mecânico especializado para tê-los calibrado.
É importante alinhar meu pneu? Por que alinhar meu pneu?
Pneus desequilibrados causam vibrações no pneu e podem causar que os pneus se
desgastem mais rápido e que tenham uma vida mais curta. Também pode causar danos a
suspensão do veículo. É importante que os pneus sejam alinhado quando primeiro
montado na roda do carro o quando haver um reparo o trocou de roda no carro.
Como encontrar a pressão de ar do pneu (Calibragem)?
Veja onde Encontrar a Calibragem Ideal do Seu Pneu
Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção específica para montar
meu pneu na roda?
Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção específica para montar
meu pneu na roda?
Depende do tread do pneu. Veja os tipos de tread. Pneus com tread assimétrico não tem um
direção específica então podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus
simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção já que é o
jeito que o tread foi desenhado para melhor performance. Abaixo há uma foto de um pneu
direcional.
Pneus que só podem ser usados em um direção normalmente vem com uma flecha
estampada no pneu com a direção em que tem que rodar.
Quais pneus tem letra branca?
Pneus lisos têm menos tread e um menor canal por onde água e ar podem passar enquanto o
pneu está girando. Sem o tread, o pneu torna-se mais perigoso em dias chuvosos ou quando a
pista estiver molhada e o motorista estiver em alta velocidade, ocorrerá que o pneu não irá
conseguir dispersar tão rapidamente a água embaixo do pneu. Quando isso acontece ele irá
parar de ter contato físico com a pista, escorregando na água (em um caso como esse, diminua
sua velocidade gradualmente e NÂO freie o carro).
Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se
meu pneu está muito liso?
meu pneu está muito liso?
Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida,
agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo para
entender a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro,
quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta
barra indica quando seu pneu pára de ser seguro.
Ponto amarelo no pneu? O que significa o ponto amarelo no pneu? Marca de peso?
Pelo incrível que pareça pneus não são fabricados perfeitamente. Normalmente você
encontra um ponto amarelo no seu pneu, este e o ponto mais fino no pneu (área com menos
peso). Isto e importante quando montando o pneu na roda.
Ponto vermelho no pneu? O que significa o ponto vermelho no pneu? Marca de
uniformidade?
uniformidade?
Como explicado anteriormente, pneus não são fabricados perfeitamente por isso é bem
provável que você encontrar um ponto vermelho no seu pneu. Este é o ponto mais alto
no seu pneu. Isto é especialmente importante quando montando o pneu na roda.
É verdade que pneus só têm letras brancas em um lado do pneu?
Sim, pneus que têm letras brancas só as possuem de um lado (parede), assim, dando a
possibilidade de escolha ao usuário em não usar as letras brancas se ele não quiser. Já que
existem pessoas que acreditam que letras brancas não dão uma aparência muito profissional,
elas têm a opção de trocá-lo de lado, algo que não custará muito para fazer em qualquer
borracharia.
Por que há pêlos no meu pneu novo? Isto é defeito de fábrica?
Os pêlos não são sinal de defeito mas a prova de um pneu novo. Alguns pneus fabricados
saem com estes pêlos do molde mas muitas marcas raspam os pêlos antes de vender o
pneu ao cliente. Este pêlo é causado por o excesso de borracha que escorre do molde
quando o pneu é fabricado.
Como saber se meu pneu foi certificado pelo Imetro? Qual é a estampa do Imetro no
pneu?
Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de Metrologia,pneu?
Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo parecido ao da foto. Do lado do logo
da Imetro há um código específico a cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil
tem que ter a estampa do Imetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.
Como saber se meu pneu é tubeless, não usa câmara da ar?
Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless (não usam câmara da ar) mas se você quer
ter certeza procure a palavra “Tubeless” estampada no seu pneu, veja a foto abaixo para
saber o que procurar.
O que significa o código que começa com "E" ou "e" no pneu? Como saber se meu
pneu foi certificado para o mercado Europeu?
pneu foi certificado para o mercado Europeu?
Desde de 1997 todos os pneus usados na Europa têm que ter o código E-mark. Se no código
aparecer um e em minúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as
dimensões, performance e marcação requerido pelo Directive 92/33/EEC. Se no código
aparecer um E em maiúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as
dimensões, performance e marcação requerido pelo ECE regulation 30. O número dentro do
círculo é o código do país que aprovou a certificação. O número fora do circulo ou rectângulo
é a aprovação específica a esse modelo e tipo de pneu. Veja o código E ou e referente a
cada país.
E | País | E | País | e | País |
E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 E10 E11 E12 E13 E14 E16 E17 E18 E19 E20 E21 E22 | Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Hungary Czech Republic Spain Yugoslavia United Kingdom Austria Luxembourg Switzerland Norway Finland Denmark Romania Poland Portugal Russian Federation | E23 E24 E25 E26 E27 E28 E29 E31 E32 E34 E37 E40 E42 E43 | Greece Ireland Croatia Slovenia Slovakia Belarus Estonia Bosnia and Herzegovina Latvia Bulgaria Turkey Yugoslav Republic of Macedonia European Community Japan | e1 e2 e3 e4 e5 e6 e9 e11 e12 e13 e17 e18 e21 e23 eIRL | Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Spain United Kingdom Austria Luxembourg Finland Denmark Portugal Greece Ireland |
Primeiro quero esclarecer que pneu com protetor de borda não é o mesmo que um pneu Run
Flat. Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada (parede mais grossa),
que torna mais difícil o pneu rasgar no meio fio o em um buraco. Normalmente só pneu de perfil
50 para baixo tem protetor de borda. Pneu com protetor normalmente tem uma parede rígida,
pneu sem tem uma parede flexível. Vejas as fotos abaixo para ver a diferença.
Informação Técnica de Pneus | |||
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