quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pereiras carregadas de Peras nas ruas do centro do Caí

    Definitivamente, minha cidade é única! São Sebastião do Caí tem tudo para ser o paraíso, mesmo tendo eventuais enchentes como as de 1982, 2000 e 2007. Fora isto, temos motivos para comemorar nossa cidade. 
     Senão vejamos:
 - A cidade fica entre o litoral (leste) e a serra (noroeste). O clima então nunca é frio demais e apesar dos dias de intenso calor, na maior parte do tempo trás uma brisa reconfortante.
-  Como temos um morro de 97 metros de altura a leste,  e como a maioria dos temporais  vem do oeste - aqui conhecido como o "Buraco do Fuchs" -  eles ganham altura quando chegam em nossa cidade e passam por cima. Nestes mais de 30 anos que vivo aqui, já vi alguma 'manga de granizo' passando aqui por cima.
-  Nosso rio, o Caí, que significa em tupi-guarani Rio da Mata, faz juz ao nome pois a natureza nas suas margens ainda está bastante preservada e suas águas ainda são banháveis por não serem poluídas. Mesmo na época de maior seca, ele nos brinda com sua água, que não vem de muito longe, o que não o torna um rio perigoso ou traiçoeiro.
-  As pessoas que moram em nossa cidade são das mais diversas etnias e convivem pacificamente entre descendentes de alemães, italianos, poloneses, portugueses, espanhóis e negros de diversas etnias. Gosto do povo do Caí, que é feliz, festeiro e  na grande maioria, honesto. 
-  Temos aqui a empresa de 100 anos de atividades, as Conservas Oderich, que produzem alimentos em conserva da mais alta qualidade desde o kit completo para cachorro quente (mostarda, ketchup, maionese, milho, ervilha, salsicha) até produtos sofisticados de exportação como embutidos aprovados pela religião islâmica para os países árabes.
-  Aqui tem a famosa festa da praça em homenagem a São Sebastião e que está em plena atividade, onde milhares de pessoas frequentam a noite caiense comendo o inigualável pastel da festa, que há mais de 50 anos tem a mesma fórmula e sempre é diviiiino e onde tem o inigualável cachorro quente feito com salsichão bock da Oderich assado na brasa. Huuuum, delíiicia!
-  Aqui tudo é perto: qualquer coisa que se precisa, está a menos de 8 quadras de casa. A cidade é pequena e todos se conhecem. Atualmente temos um pouco mais do que 22000 habitantes.
-  A capital Porto Alegre também é perto: 60km, assim como Caxias do Sul também fica a 60km na direção contrária. A praia é perto: Tramandaí fica a 140km. Gramado e Canela estão perto, algo em torno de 90km.
-  E o que é muito belo em minha cidade: a Avenida Egidio Michaelsen, bem no centro  tem pereiras que estão carregadas de peras. Veja as fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário