terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pequenas Mentiras, Meias Verdades: Histórias do Padre Feltz Número 4



Histórias do Padre Feltz número 4

   Bêbados e padres são dois elementos que quando a gente mistura, a bagunça está feita.
   Então, vejamos porque isto acontece. Eu acredito que é porque os bêbados não têm medida em suas palavras e assim, muitas vezes os padres acabam ouvindo o que jamais ouviriam.
   Um  belo dia, quarta de manhã a igreja estava aberta. Tudo vazio, silencioso e calmo. De repente, vem tropeçando para dentro da igreja um bêbado, vai cambaleando até o início do corredor, defronte do altar. Ele se ajoelha torto no degrau e começa com batidas altas do sinal da cruz na testa, depois no peito:
   - Pai, ...filho, ...iiic, ops, ...iiic, espírito santo, aaaaa, amém!
   Durante o sinal da cruz seu chapéu rolou para o lado. Ele tateou em sua direção, o apanhou com dificuldades enquanto continuou a rezar:
   - Meu Deus do céu, como tudo está bamboleante! ...Mas eu, iic, estou aqui para me ....desculpar porque... prometi ...iic... que não iria beber esta semana! 
   Tudo quieto. Só na sacristia se ouvia um pouco de barulho de alguém que, talvez, estivesse  colocando tudo em ordem. O bêbado se apóia com a mão direita e continua a falar:
   - Então, Deus! ...Estou esperando! ...Iiic, vamos! Me diz algo!
   Tudo quieto. Até na sacristia tudo silenciou. O bêbado continuou falando:
   - Então, então, então! ...ic, assim é difícil de lidar contigo! ...Eu cometo um erro e tu não dizes nada a respeito? ...diga algo!
   Tudo quieto. Padre Feltz que se encontrava na sacristia colocando tudo no lugar, não aguentou as lamúrias do bêbado. Então ele saiu para a igreja e disse para o Dilo, o bêbado:
   - Dilo, prezado católico: Deus está repousando agora para dar sua força e sua bênção no final de semana. Não adianta você gritar, Deus dorme profundamente e não vai acordar.
   Dilo respondeu:
   - Poxa! ...iiic, eu achei que Deus estava 24 horas nos protegendo!
   Indignado, ele levantou e foi embora cambaleando.
   ***********
   Fim de semana. Domingo de manhã na missa, o padre Feltz já estava iniciando quando o Dilo entrou na igreja cambaleando. Ele disse "bom dia" a todas as pessoas e foi se escorar num pilar no canto, nos fundos.
   Durante o sermão, porque o padre Feltz estava muito magoado com as coisas que andavam sendo roubadas na comunidade, disse:
   - Prezados! Nossa cidade é um belo lugar, repleto de gente saudável, boa comida, bom ar e boa vontade. Mas, devagar estamos tendo algo para criticar.
   Dilo ficou do seu canto observando tudo e ouvindo o padre com interesse. Padre Feltz continuou:
   - Eu só estou profundamente magoado com os malandros que roubam as pessoas e as traem.    Também estou certo de que aqui, nesta igreja, nenhum rapaz deste tipo está presente. Vamos fazer a experiência: se alguém daqui já roubou alguma vez, levante, fique de pé!
   Todos ficaram sentados. O Dilo olhou ao seu redor dali onde estava parado, olhou para o padere, então ele disse:
   - Poxa, padre! Sobramos só nós dois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário