quarta-feira, 30 de julho de 2014

Pequenas Mentiras, Meias Verdades - A Gamela e o Pão de Antigamente



A Gamela e o Pão de Antigamente

   Fazer pão hoje em dia é muito fácil. Se compra a farinha já temperada, o fermento em porções para assar pães de meio quilo, e então é só misturar tudo, acrescentar água e gordura e pronto! Deixa-se crescer e então o pão já está pronto para ser posto no forno elétrico e em quarenta e cinco minutos tirar de lá assado.
   Porém, antigamente a coisa era bem diferente. Para as pessoas tirarem uma fornada de pães de dentro do forno de barro era um trabalho complicado. Possuir o fermento era uma dádiva. Geralmente o fermento era repartido entre os vizinhos. Alguém sempre tinha um preparado fermentando. 
   Para fazer um fermento caseiro se pegava meia xícara de açúcar e juntava com uma xícara de farinha e meia xícara de água. Se misturava tudo e deixava umas duas semanas descansando até a mistura ficar no ponto para misturar na massa e fazer o pão crescer.
   Mas para fazer crescer uma gamela de massa para pão no inverno era uma arte. O frio sempre resultava em pães baixinhos, pouco crescidos. Então para mastigar estes pães baixinhos, com dentes faltando, o que era normal na época, era uma dificuldade.
   Para fazer crescer o pão no inverno, algumas mulheres amassavam a massa de manhã cedo, para que quando o vovô e a vovó saíam debaixo de sua coberta de penas, as mulheres aproveitavam o calor da cama e colocavam a gamela embaixo da coberta de penas para fazer a massa crescer. Isto sempre dava um bom resultado.
   Um dia estava uma bisneta, que era da cidade grande, passeando na casa da avó. E ela acordou cedo. Viu a avó preparando aquela gamela cheia de massa para pão, estava maravilhada. A avó pediu para ela ir junto para levantar a coberta de penas dos bisavós para colocar a gamela lá e fazer o pão crescer. A bisneta foi junto. Quando viu a avó por a gamela ali, só coberta com um pano de louça, disse enojada:
   - Eca!!! Vocês não têm nojo de comer depois este pão que cresceu embaixo da coberta de penas no calor dos bisavós?
   A avó respondeu:
   - Pra que ter nojo? Esta mesma gamela onde foi amassada a massa de pão e que está agora embaixo da coberta de penas para crescer, também é usada para lavarmos nossos pés!

Um comentário: