Cartas de Amor 7 - Conselhos de Bere
Em 10 de Setembro de 1980, no final de uma carta extensa, Bere escreveu:
"Lute Para Ser Feliz
Caminhe serenamente no meio do barulho e da pressa e lembre-se de quanta paz pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, viva em paz todas as pessoas, sem ceder em seus princípios.
Fale sua paz serena e claramente; ouça os outros, meso os ignorantes, pois eles também têm a sua história.
Evite pessoas barulhentas e agressivas, pois elas perturbam o espírito. Se você se compara com os outros, pode se tornar vazio e amargurado, porque sempre haverá pessoas melhores e piores que você. Goste de suas realizações e de seus planos.
Mantenha-se entusiasmado por sua profissão, por mais humilde que seja; ela será a única posse segura nos altos e baixos dos anos que passam.
Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo é cheio de traições. Que isto, porém, não anule as virtudes autênticas; muitas pessoas de fato, lutam por grandes ideais e, por todo o lado, a vida é cheia de heroísmos.
Seja você mesmo. De modo particular, não pretenda ser mimado. Não seja cínico sobre o amor, porque perante toda a aridez e desilusão, ele é perene. Aceite com satisfação o conselho que os anos trazem,cedendo com garbo as coisas da idade juvenil. Alimente um espírito forte para ser o seu esteio em bruscas desgraças, porém, não se perturbe por coisas imaginárias. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. Além da auto-disciplina, seja bom consigo mesmo. Você pertence ao Universo, tanto quanto as árvores e as estrelas.
Alimente seu amor. Torne-o incondicional, pleno, convincente e maduro. Ame de todo o seu ser em plenitude. Entregue-se totalmente a este amor ou o deixe. Meio amor não ama, só gosta. Portanto, que seja total, pleno. Então a felicidade desta entrega vai irradiar o seu meio de convivência tornando a todos mais harmoniosos.
Você tem direito de estar aqui, no mundo. Seja isto claro ou não para você, o universo é revelador, portanto, viva em paz com Deus, seja Ele quem for para você. E sejam quais forem as suas dificuldades e aspirações, mantenha paz consigo, mesmo nas perturbações do cotidiano. Apesar de todo o fingimento que existe nas pessoas, do trabalho penoso e das desilusões, este mundo continua lindo.
Seja cuidadoso. Lute para ser feliz!" (Berenice)
Nenhum comentário:
Postar um comentário