domingo, 19 de agosto de 2012

Um conselho que vale a pena.



Pois, nunca me importei em escolher com quem conversar e sobre que assuntos. Acho que o ser humano é feito assim: olha, imagina e sai conversando. Não importa a classe social, o nível intelectual ou a distância do relacionamento. Tudo simplesmente acontece, as pessoas começam a conversar e o tom do assunto encaixa dentro do nível intelectual dos protagonistas da conversação.
Iniciei este assunto para falar de algo muito inusitado que aconteceu esta semana comigo e com outra pessoa durante uma conversa e confesso que até eu me surpreendi pelo conselho que lhe dei. Mas, analisando agora, friamente, acho que foi um ótimo conselho que dei e se muitos fizerem assim, colocarão pessoas dignas e do bem a levar à frente nossa cidade nos próximos quatro anos.
Aconteceu assim:
Tem uma pessoa muito simples, humilde que vive de reciclagem de materiais. Todo o descarte de materiais aqui de casa damos a esta pessoa. Separamos inclusive o lixo reciclável para esta pessoa, o que é bom pra ela e pra Natureza.
Nesta semana, quando ele veio pegar os reciclados, passou uma outra pessoa entregando 'santinhos' para nós. Pegamos a propaganda política e assim que esta pessoa foi embora, este reciclador, simples, humilde, de pouco estudo, me disse:
- Sabe, que este ano peço comida pra todos os candidatos e quem me der, voto nele!
Amigos e amigas leitoras deste blog, por mais triste que seja, esta é a realidade em todo o nosso país. O brasileiro tem o vil costume de tentar tirar vantagem de candidato, sem se dar conta que botando esta laia no poder, vai ser estripado ao cubo porque político que compra também se vende.
Então, num lampejo disse a ele:
- Rapaz, tu estás certo! Pede rancho pra todos eles e aceita tudo o que te derem prometendo votar neles e conseguir votos para eles. 
Ele complementou:
- É. Daí vou votar dentre os que me beneficiarem o que mais me der.
Eu respondi:
- Não faça isto! Pede rancho pra todos eles, fala de tuas necessidades e quem te ajudar promete votar. Mas na hora de votar mesmo, risca da lista todos estes que te beneficiaram e vota em quem tu realmente achas que merece teu voto.
Ele retrucou:
- Mas, é injusto! Como é que eu vou ganhar de alguém e não lhe dar meu voto?
Eu disse:
- Cara! Realisa: estes idiotas que querem comprar teu voto com rancho, são os primeiros que se vendem por qualquer benefício depois de eleitos e fazem nosso município virar uma caca geral! Votar em quem te compra é votar em quem se vende. É isto que tu queres?
- Não! - Respondeu ele. - Quero políticos sérios pra me representar.
- Então, não vota em quem tenta te comprar. Mas aceita os ranchos que te derem. Eles precisam aprender que estão botando dinheiro fora e que não é deste jeito que se faz política.
Ele ficou feliz e agradeceu pelo conselho, dizendo que nunca tinha pensado neste sentido sobre os candidatos e que iria votar em quem lhe mostrasse propostas e objetivos e não, em quem o quisesse comprar com ranchos.
  Então, não custa relembrar: aceite todos os bônus dos maus políticos. Deixe eles gastarem e dilapidarem seu patrimônio e sentirem depois ainda que não foram eleitos. É nossa vingança para esta corja de oportunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário