segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Por que meu nome é PIO



    É muito interessante se formos ver a origem do nome das pessoas. Uma boa parte têm o nome escolhido antes de nascer, mas na hora de batizar ou registrar, o nome é mudado. E isto também aconteceu comigo.
    Nos anos 50 ainda acontecia muito de crianças nascerem e viverem poucos dias vindo a falecer. Sendo assim, muitas crianças eram batizadas no dia do seu nascimento para que no caso de óbito já serem cristãs.
    Comigo não foi diferente. Nasci na madrugada do sábado dia 2 de Março de 1957 em casa. No mesmo dia, na metade da tarde, meu pai e os padrinhos me conduziram à igreja que ficava a 5 quadras de casa para me batizar.
    O padre vigário Oscar Mallmann presidiu o batismo. Meu nome era para ser Antônio José Rambo porque a mãe perdera uma filha de icterícia aos sete anos de idade, durante a minha gravidez, a qual chamava Antônia.
   Quando o padre perguntou o meu nome para o pai para concretizar o batismo e o pai me anunciou, o padre falou:
     - Não, este menino vai se chamar Pio José.
     Meu pai contrariado perguntou:
     - Mas, por que este nome?
     - Porque hoje é o aniversário da eleição do papa Pio XII.
    Meu pai, muito contra a vontade acabou aceitando me batizar com o nome de Pio. Quando ele chegou em casa e contou isto para minha mãe que estava ainda convalescendo do parto, quase teve um infarto pelo nome inusitado que me fora destinado sem o consentimento dela, já que ela queria me chamar de Antônio.
    Cá entre nós. Prefiro ser chamado de Pio. Adoro meu nome.

    ******************

    Durante muitos anos eu queria saber que aniversário era este, pois ninguém sabia me dizer ao certo o que o papa Pio XII tinha a ver com o 2 de Março. Até meu pai sempre dizia que achava que tinha a ver com sua eleição.
    Nestes dias, pesquisando a história retroativa das datas importantes de 1957 para trás, cheguei à data que me fez ter o nome de Pio: 2 de Março de 1939. Eleição do Cardeal Eugênio Pacelli como papa, o qual se nomeou de Pio XII.


Vejam o que encontrei na internet: 2 barcos atracadados no cais, o primeiro de nome SAN PIO  e o segundo de nome RAMBO
(clique na imagem para ampliar)




    Abaixo a cronologia de 1939:

               
  UM   PRODUTO   DO   JORNAL DO BRASIL

Cronologia

01/01 – Na Alemanha, as mulheres com menos de 25 anos são obrigadas a prestar serviço civil em benefício do Reich.
02/01 – Físico atômico italiano Enrico Fermi, Premio Nobel em 1938, se exila em Nova York.
08/01 – Fluminense vence o Vasco por 3 a 1 e é bicampeão carioca. O título vale para 1938.
12/01 – Chega à Bélgica a primeira leva de crianças judias vinda da Alemanha.
13/01 – Adesão da Hungria ao pacto Anti-Komintern.
21/01 – Jorra petróleo na Bahia
26/01 – Tropas nacionalistas invadem Barcelona.
27/01 – Morre, em São Paulo, o conde Rodolfo Crespi, que deixa 500 mil cruzeiros para Mussolini e é enterrado com uniforme militar fascista.
30/01 – Hitler anuncia a Solução Final.
02/02 – URSS rompe relações com a Hungria.
06/02 – Principais dirigentes do governo republicano espanhol fogem para a França. 10/02 – Morre o papa Pio XI.
10/02 – Tropas nacionalistas conquistam a Catalunha.
27/02 – França e Grã-Bretanha reconhecem o governo de Franco.
02/03 – Cardeal Eugênio Pacelli é eleito papa e recebe o nome de Pio XII.
09/03 – EUA emprestam 50 milhões de dólares ao Brasil.
14/03 – Nasce o cineasta Glauber Rocha.
14/03 – Nasce Bertrand Blier, diretor francês.
14/03 – Proclamada a independência da Eslováquia, que se coloca sob proteção da Alemanha.
15/03 – Criação de um protetorado da Boêmia-Morávia pela Alemanha, que invade a Boêmia.
27/03 – Espanha adere ao pacto Anti-Komintern.
28/03 – Franco entra vitorioso em Madri e permanece no poder até 1975.
02/04 – Nasce o cantor americano Marvin Gaye.
02/04 – EUA reatam relações diplomáticas com a Espanha.
07/04 – Nasce o diretor de cinema Francis Ford Coppola.
07/04 – Tropas italianas invadem a Albânia.
13/04 – Decreto anexa a Albânia à Itália.
20/04 – Nasce o cantor e compositor Rildo Hora.
30/04 – URSS propõe à França e à Inglaterra uma aliança militar.
01/05 – Regulamentada a Justiça do Trabalho.
04/05 – Cantora Carmem Miranda segue para os EUA com contrato para uma turnê até o final do ano.
07/05 – Espanha se retira da Liga das Nações.
12/05 – Desfile em Madri comemora vitória de Franco.
22/05 – Alemanha e Itália assinam pacto de assistência mútua.
23/05 – Hitler divulga plano para invadir a Polônia.
26/05 – França e Grã-Bretanha propõem uma convenção tripartite de defesa à URSS. junho – Carmem Miranda faz sucesso nos Estados Unidos.
03/06 – Primeira demonstração de TV no Rio.
11/06 – Nasce Jacky Stewart, automobilista escocês.
01/07 – Reinício do pagamento da dívida externa.
22/07 – Plínio Salgado exila-se em Portugal.
28/07 – Lei antiterrorista é aprovada na Inglaterra.
23/08 – Em Moscou, Alemanha e URSS assinam pacto de não agressão.
25/08 – Inglaterra e Polônia assinam pacto de assistência mútua.
26/08 – Mobilização geral na Bélgica.
29/08 – Alemanha lança um ultimato à Polônia.
30/08 – Com a ameaça de guerra, 16.313 crianças são retiradas de Paris.
30/08 – Polônia decreta mobilização geral.
01/09 – Alemanha invade a Polônia. Começa a II Guerra Mundial.
02/09 – Vargas diz que Brasil está neutro na guerra.
03/09 – França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha.
04/09 – Tropas francesas invadem o Sarre, na Alemanha.
05/09 – EUA declaram neutralidade.
17/09 – URSS invade a Polônia. Governo polonês foge para a Romênia.
23/09 – Morre o psicanalista austríaco Sigmund Freud.
28/09 – Acordo de Moscou divide a Polônia entre a URSS e a Alemanha.
29/09 – Varsóvia capitula.
06/10 – Hitler afirma que a Holanda e a Bélgica são países amigos e declara que não pretende reaver as colônias perdidas em 1918.
12/10 – Início da deportação de judeus alemães para Viena e Praga.
28/10 – Nos territórios do Reich, os judeus são obrigados a usar uma estrela amarela de identificação.
04/11 – EUA votam a lei Cash and Carry, que permite a venda de material militar para os países beligerantes.
08/11 – Hitler sobrevive a atentado em Munique.
26/11 – Nasce a cantora americana Tina Turner.
28/11 – Moscou quebra pacto de não agressão com a Finlândia.
30/11 – URSS ataca a Finlândia e bombardeia Helsinque e Viborg.
03/12 – Flamengo goleia o Vasco por 4 a 0 e é campeão carioca.
12/12 – França e Grã-Bretanha enviam material militar à Finlândia.
13/12 – Batalha naval no Rio da Prata, na Argentina, entre os navios Graf von Spee, da Alemanha, Achilles, da Nova Zelândia, e Exeter, da Grã-Bretanha.
15/12 – Em Hollywood, apresentação do filme ...E o Vento Levou.
22/12 – Fim da ofensiva soviética na Finlândia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário