terça-feira, 17 de abril de 2012

O que penso do Fator Previdenciário



                                                             (foto extraída do Google imagens)

        O FATOR PREVIDENCIÁRIO

Não gosto de escrever sobre assuntos desagradáveis. Estes temas geralmente fazem a gente se sentir impotente diante dos fatos. E, sem poder resolver o assunto, por que falar sobre ele?
Mas, eu me sinto na obrigação de falar sobre este famigerado assunto chamado de fator previdenciário. Vejamos o que ele é:
"O cálculo do fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994.
Na prática, o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, no caso das mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 para mulheres.
Para quem se aposenta por idade, a aplicação do fator é opcional – é usado apenas quando aumenta o valor da aposentadoria. Quanto maior a idade do beneficiário no momento do pedido de aposentadoria, maior o fator previdenciário, e portanto maior o valor do benefício."
Ou seja: trocando em miúdos, quanto antes a gente começa (ou começou) a pagar a previdência, quando se aposentar, menos receberá. 
Trabalhei como autônomo por 35 anos e 1 mês contribuindo mensalmente com 20 por cento sobre os meus ganhos para a previdência. Como comecei a trabalhar bem jovem, aos 53 anos cumpri o prazo de contribuição e me aposentei. Note bem: no papel, pois continuo na ativa. Sobre os 20 por cento que contribuí, comecei recebendo a metade do valor a que teria direito se não fosse o fator previdenciário. Isto foi em outubro de 2010. De lá para cá, com dois aumentos que o mínimo já teve, só estou mais recebendo 1/3 do que por direito nestes anos todos trabalhados e contribuídos eu teria.
Então fico raciocinando: se o fator previdenciário corta o salário porque a pessoa se aposenta antes da idade que 'eles' acham ser uma boa pra se aposentar, e se a cada ano eu avanço um pouquinho para mais perto desta idade que seria de 60 anos, por que o valor da aposentadoria diminui e não aumenta? Afinal, estou descontando estes anos e o tal do fator previdenciário está diminuindo, pois a cada ano, chego mais perto da idade que seria o padrão para ter me aposentado. 
Então, infelizmente vejo que o aposentado neste país não tem mais valor nenhum, não merece crédito nenhum, nem merece ser ouvido porque não está mais na ativa e dificimente irá eleger alguém para representá-lo porque ele não tem condiçoes de bancar financeiramente um candidato a qualquer cargo já que uma campanha política é cara.
A conclusão é óbvia: aposentado vai fazer greve do quê se não trabalha mais? Não tem poder de pressão. Não tem como prejudicar ninguém ficando parado, pois está parado desde que se aposentou. Então o governo se aproveita desta situação, matando os aposentados à míngua. Eu fico estarrecido quando, caminhando nas ruas, vejo velhinhos de cabelos grisalhos revirando os sacos de lixo na beira da calçada, catando latinhas e garrafas pet para reciclagem, para aumentar seu minguado orçamento mensal, que não cobre nem as contas fixas (água, luz, telefone, gás), quem dirá alimentação e remédio. Nota-se perfeitamente que eles fazem isto constrangidos ao extremo. Sua vergonha pela atitude é muito grande e só é superada devido à necessidade de levantarem uma grana extra. 
Também tem os velhinhos trabalhando de office-old, pegando as filas  preferenciais nos bancos pela idade, para fazer serviço de office-boy. Apesar de ser uma afronta para quem está na fila comum do banco, é uma maneiro dos coitados melhorarem seus ganhos mensais. Ainda, tem a velhinha que enviuvou cedo e que paga meio salário de aluguel. Juntado água, luz e gás (telefone nem tem) sobram uns trocados para viver o mês inteiro e se alimentar. Então, para os remédios, ela lava roupa para fora, a mão, pois não tem dinheiro para comprar uma máquina, ganhando uma ninharia por peça lavada e suas mãos parecem dois cactus de tão laceradas que estão. E ela, enquanto põe de molho as mãos laceradas em água morna com chá de arnica e babosa, indagada sobre esta sina, na qual o governo a meteu, responde sorrindo: "Ainda bem que não estou acamada e consigo tirar este dinheirinho extra."
A coisa podia ser bem diferente e isto poderia trazer lucros fantásticos ao governo: aposentado tem tempo para viajar, para conhecer lugares diferentes, comer comidas diferentes, consumir produtos diferentes dos supermercados, das lojas, porque tem tempo para isto. Aposentado poderia consumir muito e trazer muitos dividendos para o governo no imposto cobrado nestes produtos que ele consumiria. Mas como eu disse: consumiria. Não vai consumir. Afinal, viajar de que jeito? suas roupas estão puídas e ele não pode repor, não tem dinheiro nem pra comprar um quilinho de carne e fazer um churrasquinho quando recebe a aposentadoria, pois o mês anterior já a consumiu todinha. Com vai fazer algo diferente?
Só resta a ele ficar amargo, desgostoso e consumir o único passatempo que é de graça, que é olhar tv. E este é um programão, pois, com a programação que não tá nem aí para esta faixa etária empurra seu lixo diário guela abaixo e ainda exibe mil coisas bacanas em seus comerciais para consumir, que aposentado não pode comprar, deixando-o ainda mais frustrado.
Isto é o Brasil! Tudo aos políticos, pouco ao povo, menos do que nada dividido por dois ao aposentado, o qual já fez muito por este país enquanto estava na ativa. Quem sabe este velho ou esta velha, com todos estas preocupações e aporrinhações, não tem um piribaque e parte mais cedo! Um aposentado a menos para pagar!

4 comentários:

  1. BOM DIA! E ESSA A MAIS PURA VERDADE, MAS TEMOS ELEIÇOES BEM PROXIMA, E HORA DE DARMOS O TROCO VAMOS A LUTA CONTRA ESSE GOVERNO QUE AI ESTA, APESAR DE TER VOTADO NELA, E TAMB. JA VOTEI EM LULA QUE ERA CONTRA O FATOR E DEPOIS FICOU A FAVOR, PODE ATE NAÕ MUDAR NADA MAIS VOMOS TENTAR AFINAL NOS E NOSSOS FAMILIARES FAZEM DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  2. Tem que terminar este fator previdenciário. Nossos politicos só enrolam na votação pela extinção. É necessario um novo sistema de aposentadoria, em que o fator incentivo, estimule os pré-aposentados a ficarem mais tempo na ativa, tendo com isso um valor maior e digno, no valor da futura aposentadoria. Afinal queremos que todos os aposentados recebam um salário minimo.

    ResponderExcluir
  3. LULA E DILMA SE ELEGERÃO FAZENDO CRITICAS AO FATOR PRE VIDENCIÁRIO DO QUAL FHC DEU VIDA, MAS OS PAIS VERDADEIRO PAIS, SÃO ELES QUE CRIAM ATÉ HOJE. 80/90 JÁ.

    ResponderExcluir
  4. Pio: sou teu admirador , tambem porque ves, pensas e falas sobre as coisas erradas. Meteste o dedo na ferida! Falta consciencia (???) dos políticos responsáveis por este mal que aflige grande parte da população brasileira; eles não se preocupam porque tem OUTRA aposentadoria!Continue divulgando. Quem sabe nossa comunicação (Internet) possa auxiliar os menos favorecidos (aposentados).Vai em frente!

    ResponderExcluir