segunda-feira, 25 de agosto de 2014

11 Meses sem Bere. Viúvo.



 11 Meses sem Bere. Viúvo.
   
   Ontem fez exatamente um ano em que dancei a última vez com Bere. Na realidade, não dançamos. Apenas ensaiamos alguns passos naquele baile de forró no litoral da Bahia. Exatamente um mês depois ela partiu. Teve chance de se despedir e num sussuro quase inaudível em suas últimas palavras dizer: "Eu te amo."
   Mas hoje relembro o que aconteceu naquele anoitecer, antes de irmos para o forró, onde Bere me surpreendeu mais uma vez, das tantas em nossa vida em comum, com a conversa que tivemos, e que transcrevo do livro que estou escrevendo:
   "Outro dia, de tardezinha, tomamos banho e estávamos nos aprontando para sair com a turma até o centro de Itacaré, fazer comprinhas. Ela, já de banho tomado, a uma certa altura, sentou na cama, e começou a me fitar enquanto me arrumava. Vi ela pelo espelho a minha frente, e fitando ela assim, pelo espelho, disse:
   - Querida, ainda não estás pronta! Termina de te arrumar, não vamos atrasar a turma. 
   Então ela, sem prestar atenção no que eu disse, falou séria:
   - Estou sendo um fardo na tua vida, né?
   Virei para ela, a encarei e disse:
   - Eeeee, que é isto? Já esqueceu? Na alegria, na tristeza, na saúde, na doença... Não foi isto que prometemos?
   Devagar seus olhos foram criando lágrimas, e Bere me fitou com um olhar todo aguado, tão carinhoso que fixou em mim para sempre, não consigo desfazer. E enquanto me encarava, com muita profundidade, doce, queixo tremendo, disse convicta:
   - Amor, se tu quiseres, quando voltarmos desta viagem, me deixa, separa. Arruma outra! Tô vendo que tu estás sofrendo comigo, com esta situação e não quero isto. Não é este o teu jeito de ser. Se é para eu te deixar infeliz, me deixa, tô no fim mesmo! Vai vive, porque o que me faz sofrer mais ainda é te ver triste por minha causa. Eu não quero isto pra ti. Segue teu caminho! ...Sem mim...
   Desatou a chorar largado. Rolou um clima muito tenso, porque ao mesmo tempo em que fiquei muito irritado com a besteira que ela falou, senti a nobreza deste serzinho, que sempre deu muito mais amor do que quis em troca, em mais uma demonstração de amor doado, incondicional, abrindo mão do que de mais precioso tinha para não fazer sofrer. Então, peguei um lenço de papel e fui, sentei ao seu lado, a abracei, sequei suas lágrimas com o lenço, a encarei e disse baixinho carinhosamente enquanto segurava seu rosto com as duas mãos a  encarando no fundo do seu lindo negro olhar:
   - Jamais, jamais, jamais... ouviu? ...nunca, jamais fale de novo uma besteira destas! Nunca, ouviu? Se for para sofrer contigo, nem que isto me deixe muito infeliz, vai ser a teu lado que quero ficar, sempre, todos os dias, todos os momentos, custe o que custar. Meu amor por ti é muito maior do que este 'fardo' bobo do que estás falando.
   E ela, enquanto eu falava voltou a verter lágrimas. Entre soluços, Bere me disse estas palavras que também jamais vou esquecer porque marcaram demais:
   - Eu sabia que responderias isto. Só que eu "precisava ouvir" isto de ti! Nosso amor não permite ser diferente.
   Nos abraçamos, beijamos e ela foi lavar o rosto, tirar o choro, terminou de se arrumar e saímos." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário