quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Hora da Faxina - Celulares



 O Celular

   O celular chegou e mudou completamente o conceito de vida, conexão, praticidade e também criou uma forma de alienação na humanidade. Mas eu não quero falar sobre o lado filosófico da questão, do quanto está alienando a juventude, deixando os jovens viciados, dependentes. Quero falar sobre a história desta maquininha interessante que começou grande e pesada. Também não vou contar a história dele. Isto você acha na Wikipédia. Eu vou falar de minha percepção sobre esta joinha.
   Quando ele surgiu em nosso meio lá pela metade dos anos 90, poucas pessoas tinham condições de mantê-lo. Pois só existia o de linha e era caríssimo para comprar a linha e pagar o preço da mensalidade. Não saberia dizer em números de hoje quanto custava.
   No final dos anos 90 tive meu primeiro contato com o celular. Chegou um cliente com o aparelho preso ao cinto. Era pesadíssimo, quase um quilo, e chegava a pender o cinto devido ao peso. Seus recursos? Fazia e recebia ligações. E isto já era uma grande coisa, pois conseguir receber ou fazer uma ligação não era tão fácil assim. Quando ele tocava, começavam a puxar de dentro uma antena daquelas cromadas de rádio, que chegava a uns 2 metros de comprimento. E para limpar a recepção, tinha que ser atendido ou ligado do lado de fora, na rua, para não ter interferência. 
   Eram cenas inusitadas, hilárias, que hoje em dia ainda, ao relembrar este início do celular começo a rir, lembrando daqueles tijolões que descarregavam a bateria pesada que tinham em pouco mais de meio dia. Mas a teimosia humana é constante e os aparelhos foram evoluindo, diminuindo de tamanho e de peso, ganhando eficiência e agregando utilidades, deixando-os como ferramentas quase imprescindíveis do nosso dia-a-dia. Se não, vejamos:
   Os celulares desbancaram os relógios de pulso. Poucas pessoas ainda usam, já que têm a hora no aparelhinho. Inclusive eu também dispensei. Eles também estão aos poucos dispensando a câmera fotográfica, tomando o seu lugar. Afinal, a qualidade de fotos que muitos celulares fazem, supera muitas máquinas digitais que existem por aí. E vem com tudo agregado, até flash. Também engavetaram a famosa calculadora de bolso, que quando surgiu nos idos dos anos 70, custava o preço de um celular completo de hoje em dia. O celular também matou o walkman - aparelho com rádio e cd player portátil para passeio. Está tomando o lugar do GPS, do controle remoto, do leitor de diversos códigos, e no futuro será tudo centralizado nele. Inclusive o alarme do carro e da casa. 
   Sobre o uso do celular para controle remoto, a juventude descobriu uma brincadeira nova. Trata-se dos aparelhos de som que estão expostos nas vitrines das lojas e que não são desligados da tomada durante a noite. Eles baixam o código do controle remoto daquele aparelho na net, instalam no celular e de madrugada ligam o aparelho exposto na vitrine, dando todo o volume e infernizando a vizinhança. Eu até acho graça da criatividade, mas deve dar um susto sem tamanho em quem mora perto da loja, acordar às 3 da manhã com sonzeira a todo o volume e descobrir que vem de um aparelho exposto na vitrine da loja do lado de sua casa. Muitas vezes são filiais de matrizes distantes e até achar o responsável para desligar o aparelho, já está amanhecendo. Bendita tecnologia!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário