terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia dos Avós - 26 de Julho

   Prezados leitores.
   Ontem foi comemorado o dia dos avós. Eu tive somente o privilégio de conviver com a mãe do meu pai, a vó Gertrudes. Ela era uma figura ímpar: doce, querida, parceira e aliada em certos momentos. Em outros momentos era impulsiva, mandona, mal-humorada, ranzinza e inconformada. Seu humor bailava entre os extremos de acordo com a necessidade do momento. Talvez fosse o resultado de anos de muito trabalho para criar os doze filhos pois enviuvara quando os mais velhos estavam a recém saindo da juventude.
    Das lembranças que guardo dela, assim como era seu gênio, guardo os dois extremos: para o inverno cortávamos 100 talhas de lenha (isto é uma montanha) a mão com uma serra de arco e ela ficava sentada defronte ao burrinho (cavalete para segurar os paus) e tinha na mão uma varetinha que era a medida certa para o pau render 4 pedaços de 25 centímetros. E quando a gente se rebelava, a varetinha era usada para surrar nossos dedos.
    A lembrança doce que guardo dela é quando me acidentei aos 12 anos e caí de um pé de laranjas quando finquei um toco na perna. Na época não se ia a médico nem hospital. Se curava em casa, Fiquei acamado um mês inteirinho e neste tempo ela pacienciosamente me ensinou a ler o alemão gótico, herança que guardo até hoje e com felicidade leio este jeito estranho de escrever que poucos dominam.
   Abaixo um texto traduzido do meu blog de língua alemã Hunsrickisch feito especialmente para o dia dos avós:

    Dia dos Avós

    Querida vovó e querido vovô. Hoje é seu dia, é um dia especial para vocês e quem se alegra somos nós. Nós nos alegramos porque temos vocês conosco e porque vocês nos dão seu conhecimento, seu amor e sua companhia.
    Vocês estão sempre do nosso lado nos ajudando e nos protegendo. Vovô (vovó) você é como ninguém, você é tão especial que seu amor é suave, ele dá calmaria e boas sensações.
    Vovó (vovô), nenhum tempo na terra é suficiente para pagar a você todas as alegrias que você já nos deu: quando eu fizera alguma arte, você me protegeu do chinelo da mamãe. Para vocês eu sempre fui a criança que não fez nada de errado.
    Você sempre brincou comigo. Nunca era demais para você. Quando você também estava cansado (a), sempre tinha um pouco de tempo para brincar comigo. Você me ensinou a rezar e a honrar a Deus. Também me ensinou as letras góticas alemães.
    Vovô (vovó), se lembra quantas vezes  me contou histórias para eu dormir quando não conseguia pegar no sono? Então eu sempre tinha medo das assombrações ou do capeta. Então você me acarinhava e contava histórias do teu tempo de juventude. E eu então, pegava suavemente no sono.
    E, quando eu estava doente, quantas vezes você fez comida boa para mim, para que eu ficasse novamente logo bom. É incontável quantas vezes isto aconteceu. As vezes até eu simulava doença somente para ganhar tua comida boa.
    Você também deu o primeiro banho em seus netinhos e ajudou a jovem mãe a começar a criar o filho.
    Vovó (vovô) para mim você é um anjo branco que protege toda a família e que de coração se preocupa por todos nós.
    Hoje é o seu dia. Seu amor está forte em meus pensamentos e o que eu também quero dizer é que eu amo você! Melhor dito, amo muito! Também sou grato de coração que você está conosco e que voc^´e é minha vovó e vovô!
    Nós desejamos todos, de que vocês ainda fiquem por muitos anos em nosso meio. Muita sorte, muito amor, muita alegria e os melhores desejos neste seu dia dos avós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário