quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lembrança Viva: Cebola Africana (Bowiea volubilis)



    Quando a minha mãe faleceu em dezembro de 1983, a família se reuniu para falar sobre ela e relembrarmos tantas coisa boas que ela fazia, que ela ensinava e que ela mostrava com seu modo de ser e seu modo de viver. Ela era uma pessoa muito educada, simpática e parceira. Gostava de todas as pessoas, e muitas vezes ficava na calçada em frente à nossa casa para conversar com quem passasse por lá, não importando se fosse pessoa da sua idade ou criança. E todos gostavam dela. Para as crianças geralmente tinha um doce ou uma bala embaladinho no bolso do avental.
    Seu maior hobby era manter um caderno rigorosamente atualizado com todos os nascimentos que aconteciam na nossa vila. Tinha o nome dos pais, o peso da criança, data e hora de nascimento e o nome. É uma pena que este caderno sumiu no meio de tantas modificações que já aconteceram nestes mais de 25 anos.
    Mas, um segundo hobby que ela tinha era o cultivo de plantas. Quanto mais exóticas, melhor. E ela mantinha com todo o carinho uma coleção de mais de 30 plantas diferentes, algumas tão exóticas que eu só havia visto na coleção dela. E, quando do seu falecimento, ao repartirmos souvenirs entre os irmãos, eu disse que gostaria de ficar com aquela planta estranha que era formada por duas cebolas verdes unidas e de dentro delas saindo um emaranhado de fios encarapinhados e verdes, que faziam a planta ficar interessante. Trouxe a planta para casa e a cuidei.
    Agora passados 27 anos em que ela partiu, a planta ainda está aí, viva, exuberante, mostrando que a natureza também tem vida longa quando cuidada. O nome da planta fui descobrir no ano passado: é CEBOLA AFRICANA. Seu nome é este porque a planta é nativa da África do Sul. Talvez também tenha inspirado o nome porque seus longos fios verdes são encarapinhados. Na literatura também é chamada de Cebolinha Japonesa e de Cebola Trepadeira. Seu nome científico é Bowiea volubilis.
    Bom, aqui, a foto que tirei dela hoje (14/07/2010), quando ela está lançando uma grande quantidade de hastes que vão se transformar num emaranhado e fios, os quais vou fotografar e atualizar aqui neste artigo.



                             Site com mais imagens: http://www.plantasonya.com.br/category/sementes-e-bulbos/page/5


Foto tirada em 23 de Agosto de 2012:



Dia 11 de Setembro de  2012,
S U R P R E S A:


Tive a grande felicidade de descobrir hoje, que após mais ou menos 10 anos as cebolas permanecerem inertes, agora estão se duplicando. Isto significa que  daqui a algumas semanas terão se multiplicado os bulbos da cebola africana, o que vem na verdade a ser a renovação da espécie, reafirmando seu poder de vida por mais alguns anos. Fiquei muito feliz com o achado! 

4 comentários:

  1. Nossa hoje conheci um pouco mais dessa planta ,também tenho dela em casa , a mesma já brotou algo em torno de uns 5 cebolas já enviei desses brotos até para Minas Gerais a minha tem algo em torno de 17 anos quando a ganhei de uma chefe que trabalhava comigo na Sharp do Brasil e até hoje meu pai e eu temos um carinho grande com essa planta , e parabéns pela historia bonita de sua mãe que Deus a tenha em um bom lugar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, só hoje vi seu comentário porque outra pessoa comentou. Grande abraço

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz em aprender mais sobre essa espécie a qual eu sabia só o nome...á 6 anos mais omenos ganhei uma planta dessas do meu genrro e achei belíssima e diferente, no começo era so um bulbo depois de dois anos apareceu mais um e soltam tantas hastes que São uma perfeição, a minha eu mantenho suspensa e os Ramos chegam até o chão ela é realmente uma planta lindíssima e eu fico cada dia mais apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! A minha já mantenho há 39 anos. Grande abraço

      Excluir