quinta-feira, 8 de março de 2012

TREVO DE 4 FOLHAS


Trevo de Quatro folhas

Pois muito já se tem falado a respeito deste trevo de quatro folhas. Plantinha quase inço, que graça por todas as partes do pátio onde tem um pouco mais de umidade e onde o solo é um pouco mais fértil.
No pátio da minha casa, antes da reforma tinha vários lugares assim. E não faltavam trevos que nasciam na primavera em toda sua intensidade por todos os pontos, inclusive nos vasos de folhagens, já que a terra dos mesmos vinha de uma composteira no fundo do quintal, onde enquanto os restos orgânicos apodreciam, os trevos já aceleravam o processo nascendo no meio do composto.
No meio de tantos brotos de trevos, minha esposa e eu sempre procurávamos trevos de 4 folhas, pois reza a lenda que eles realmente existem. Só que, após verificar milhares de plantinhas, todas com três folhas somente, ficava difícil acreditar que poderia realmente existir o trevo de quatro folhas.
Pesquisando as fotos na internet, parecia realmente que pessoas haviam encontrado trevos de 4 folhas pelas fotos expostas. Inúmeras fotos no Google images mostra trevos de 4 folhas. Só que hoje em dia, com o Fotoshop tudo é possível...
Até que em novembro, quando fomos mudar os vasos de lugar para dar um upgrade em nosso pátio, 'empedrando' todo ele, minha esposa encontrou na natureza um verdadeiro trevo de 4 folhas. Foi numa manhã de domingo, eu nem estava em casa. 
Quando vi aquele trevo eu disse: " Poxa, eu não acreditava que existisse na natureza um trevo de 4 folhas, mas a prova está aqui!"
Colocamos a frágil plantinha no meio de um livro grosso para secar ao natural, do jeito como se fazia antigamente com flores que se ganhava de paqueras, e ao cabo de 2 meses, já seco, deu para emoldurar. E eis que aí está um autêntico trevo de 4 folhas, vindo da natureza e preservado:




A História e mitos do trevo de quatro folhas:

Os antigos magos druídas que viveram na Inglaterra por volta do ano 300 A.C. acreditavam que quem possuísse um trevo de quatro folhas poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses e com isso também teriam o dom da Prosperidade. 

A lenda diz que para se ter sorte com o trevo de quatro folhas é preciso encontrá-lo por acaso ou ganhá-lo de presente. 
O número de folhas representaria um ciclo completo,assim como as 4 estações, as 4 fases da lua e os 4 elementos da natureza: água, ar, terra e fogo.

Segundo a lenda ainda, cada folha do trevo teria um significado: 
*ESPERANÇA
*FÉ
*AMOR
*SORTE. 

Um comentário: