quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UM GRANDE AMOR: COMO TUDO COMEÇOU.








   Tanta gente tem me dito que acompanha toda a nossa história de amor, nossas cartas, bilhetes, fotos, só que eu não contei como tudo começou. Incrível, mas todos têm me perguntado como a Bere e eu nos conhecemos. Então vou tirar um tempinho para recordar aquele dia.

   Mas antes, só para constar: a virada de ano, de 1979 para 1980 foi em minha casa na cidade de Harmonia, para onde levei vários amigos e onde passamos o ano novo juntos com muita animação e folia. Então, lá pela 1 hora da manhã do dia primeiro de Janeiro de 1980, eu fui e deitei no meio da rua, de costas, em frente à casa onde morávamos e gritei a plenos pulmões para meus amigos: - Este ano vou arrumar uma garota de verdade e vou casar com ela!
   Gozação geral, pois conheciam minha índole de paquerador, malandro e que que eu não ia me fixar em uma única menina. Mas aconteceu. Inusitadamente, sem pretenções, e minha promessa virou realidade.
   Era um sábado, 9 de Fevereiro de 1980. Eu estava muito chateado porque havia levado o fora de uma garota de Montenegro (não lembro mais o nome, namorei tantas). Paulinho, meu cunhado, me convidou para irmos até o rio Caí, tomar um banho e conversar. 
    Fizemos isto. Enquanto nadávamos nas águas, ele disse:
    - Que tal, pra esquecer aquela garota de Montenegro, vem comigo e com a Ane  ao baile de Kerbb em Santa Terezinha? Assim, tua mãe vai deixar tua irmã ir comigo, já que tu também irás.
    Então, eu disse:
   - Sabe que é uma boa ideia Paulinho. Vou junto no baile e me vingo desta montenegrina ingrata na primeira garota que dançar comigo por ter sido rejeitado pela outra.
   Então, tudo combinado, O Paulinho no seu Chevetão cor de sujeira ano 74, ajudei a por gasolina, fomos até o baile em Santa Terezinha com minha irmã Ane (sua namorada) e eu.
   Chegando lá, a pista fica no segundo piso, subimos e para entrar no salão, o último degrau que fica mais alto que o piso do salão em si. Quando parei ali, já vi ela, a Berenice, de lado, no outro extremo do salão, dançando na frente da banda.
   E, sei lá, não entendo o motivo, balancei. Aquela garota me chamou a atenção. Nossa, só conseguia ver ela. Parecia a única pessoa presente naquele salão. E o salão estava lotado.
    Pensei: "Vou ter que dançar com esta menina!"
  A noite caminhou, compramos uma mesinha, onde ficamos o Paulinho, a Ane, eu e uma grande amiga da família, uma ex-namorada minha, que vou chamar de Neca.
   Ane, Neca e a garota que eu pretendia, foram colegas de aula no segundo grau.Elas tinham se formado em dezembro do ano anterior. Eram conhecidas, amigas, sabiam tudo umas das outras. Só que eu não sabia disto e não havia contado para eles que pretendia dançar com aquela garota, que não saía da frente do palco.
   Rolou muita conversa, bebida, risadas, mas eu, sempre de olho naquela garota, ali longe, na frente da banda.
   Quando eram umas duas e meia da manhã, disse para a Ane: 
   - Olha, vou ter que dançar com uma menina. Eu estou de olho desde que o baile começou e não quero sair deste baile sem dançar com ela.
   A Ane riu e disse:
   - Quem é a vítima? Mais uma de tantas, maninho? ...Hehe, vai lá, te diverte.
   Eu olhei sério para ela e só consegui engrolar:
   - Sei lá, mana, desta vez é diferente!
   Levantei e fui até ela para convidar para dançar.
   Nisto, ela saiu da frente da banda e começou a caminhar de volta para, sei lá, um lugar, uma mesa, banheiro. Só sei que saiu da frente da banda e veio cabisbaixa em minha direção.
   Fui até ela e quando cheguei, ao mesmo tempo em que eu a convidei para dançar em um ouvido, um outro rapaz a convidou para dançar no outro ouvido. 
   Graças a Deus, minha voz foi mais poderosa fazendo ela ouvir somente o meu convite. E ela sempre jurou ter ouvido somente a minha voz naquele momento do convite.
   Ela aceitou dançar comigo, fomos até a pista, e quando estávamos nos preparando para dançar ela disse:
   - Desculpe, mas estou meio bêbada!
   A peguei em meus braços, ela meio molinha, eu suado de alto a baixo, era verão, dava pra torcer a camisa de tanto suor. Começamos a dançar. Parece que a banda sentiu nosso primeiro encontro, pois entrou em um bloco romântico, iniciando com a melodia instrumental Concerto para um Verão. Dançamos, ela se largou em meus braços, meio tomada pela bebida, meio gostando e me deixou a conduzir durante as melodias românticas, umas 3 ou 4.
   Quando voltaram ao ritmo animado, abrimos os olhos, eu a envolvendo toda, era magrinha, disse: 
   - Quer dançar mais?
   Ela respondeu:
   - Claro, vamos agitar, faz bem! ...Cura a bebedeira. - E sorriu. Nossa, o brilho daqueles olhos negros, me olhando sinceros, e o jeitinho de sorrir, ela era dentucinha, algo que me cativou, sei lá, porque era diferente. Uma imagem que sei descrever com todos os detalhes ainda hoje em dia, porque foi única.
   E enquanto dançávamos, a pergunta óbvia de minha parte:
   - Como é teu nome?
   - Berenice! Mas não gosto dele. Me chame de Bere, de Bê, de Bea, de Nice, de Bereca, de Biba, que vou gostar mais.
   Então eu respondi:
   - É um nome diferente. Pelo menos não é Maria como tem tantas por aí.
   E ela num sorriso doce respondeu:
   - Mas eu sou Maria Berenice.
   Rimos largado. Então ela me perguntou:
   - E o teu nome, como é?
   Eu respondi:
   - Como faz o pintinho?
   Ela me olhou com aquele olhar enigmático que tantas vezes durante nossa convivência fez, levantando somente uma sobrancelha, disse:
   - Piu?
   Comecei a rir e respondi:
   - Sim. Meu nome é Pio com "o" no fim. 
   - Ela riu muito. Se largou, tipo, como se fosse piada. Depois de refeita, disse:
   - É muito diferente o teu nome... Pio, piu piu. ...Bom, pelo menos também não é José como tem tantos.
   Aí eu comecei a rir e respondi:
   - Mas eu sou Pio José.
   Rimos um monte. Nos abraçamos. Sabe, aquele tipo de abraço que parece que há anos já foi repetido? Assim. Foi um começo inusitado, mas já mostrando sua química. 
   Quando a melodia terminou, saímos da pista, fomos até a copa e compramos uma coca para tomarmos e ela aliviar o excesso de cerveja.
Naquela época tinha uma promoção da Coca Cola que tinha nas tampinhas plásticas internas impresso: Amar é... - E os dizeres de muitas formas que descreviam como é amar.
   Bom, neste post está a cópia do que estava escrito dentro de nossa tampinha de Coca:   "Amar é andar de mãos dadas."
  Pegamos a garrafa e fomos até a mesa onde estavam minha irmã e meu cunhado, juntamente com a Neca. Então, quando chegamos perto ela disse:
    - Não posso ir ali. Tu não estás ainda namorando a Neca? Como ela vai reagir?
    Eu ri e disse:
    - Não, a Neca é do passado. Ela está ali como amiga de minha irmã. 
  Berenice relutou um pouco em sentar conosco pois estava meio constrangida, afinal conhecia a Ane e a Neca e sabia de nossa história. Só não tinha sabido que eu era o cara das coisas que havia ouvido falar tantas vezes.
   Um dia, enquanto namorados ela me contou que tinha desejado diversas vezes conhecer alguém como o namorado que a Neca tantas vezes, apaixonada descreveu, no caso, eu.
Bom, Sentamos lá, e como as três se conheciam, Neca, minha irmã e Berenice, a conversa andou animada e tudo correu como se fosse o início de uma grande amizade.
  Ficamos o resto do baile juntos, muita conversa, primeiras impressões, trocamos endereços.
  Quando foi a hora de ela ir embora, a levei até o ônibus e na despedida, por mais vontade que tivesse de dar um beijo pra valer (já que eu era fogo), só consegui dar um beijinho respeitoso em sua testa como sinal de admiração, combinando nos encontrarmos no baile de Carnaval, dia 16 de Fevereiro no Salão Fink em Harmonia.
    Foi uma semana muito apreensiva, eu não consegui mas pensar em nada além dela.
  Aconteceu o baile, aluguei uma mesa, e ela veio lá. Tremi como uma vara verde para recebê-la e acolhê-la em minha mesa, juntamente com a vizinha Sueli que a acompanhava nos bailes, já que seus pais não gostavam de frequentar bailes.
   E no meio de muita conversa entre nós dois, a pergunta feita por mim na lata:
   - Quer namorar comigo?
   E ela, aquele olhar doce, puro, ímpar, olhos negros, levemente levantando uma sobrancelha, e como nunca ninguém tinha me olhado, no fundo dos olhos, respondeu:
    - Quero!
   E a partir deste momento começamos a caminhar juntos, sempre, uma parceria que durou toda a sua existência.
   Eu vivia eufórico. Comentava com todos os amigos e amigas dizendo: 
   - Agora arrumei uma garota com quem vou casar!
   Primeiro se mostravam em dúvida, já que meu perfil não era de casar um dia.
   Mas eles começaram a me apoiar, pois sentiam o verdadeiro amor que existia entre eu e ela.
   Foi um bela vida que durou 33 anos de muito amor e parceria.
..........
    Mais um fato engraçado:
    Isto foi quando a levei a primeira vez em minha casa para meus pais a conhecerem. Sábado de tarde, o ônibus da Unesul parou no centro de Harmonia, onde descemos a Bere e eu para passar o sábado e domingo em minha casa. Por ela ter os olhinhos meio 'puxados' quando me conheceu, vizinhos a viram descer do ônibus e ficaram impressionados com a 'japonesa' que eu havia arrumado como namorada.
   Mas, quando chegamos no gramado em frente da minha casa paterna, a mãe estava esperando.
    Apresentei a Bere a ela, ao que a mãe falou:
   - "Prazer em conhecê-la! Seja bem vinda em minha família e em minha casa. Mas, filhinha, não repara! O Pio não vai casar nunca! Ele trás uma diferente toda a semana aqui pra casa!"
  Rolou aquele clima, nos entreolhamos, mas depois de muitas explicações à Bere ela entendeu, já que minha mãe, em sua simplicidade, talvez tivesse tentado fazer a Bere entender que talvez não seria ela minha escolhida para este compromisso sério que durou 33 anos, onde só houve amor, respeito, reciprocidade, carinho, lutas e vitórias.
Nosso relacionamento dá para resumir em uma única frase: "Valeu a pena!"


----

   Em nossas trocas de correspondência, foram ao todo 230 cartas, 750 páginas escritas, só falando de amor e mais de 300 cartões postais.




2 comentários: