quinta-feira, 4 de junho de 2015

Hora da Faxina: Nomes Diferentes



 Nomes Diferentes

   Algum tempo atrás, ligaram para mim de São Paulo a fim de pegar um email da nossa emissora de rádio para enviarem material gravado sobre uma instituição conceituada no país, que dá orientação a novos empreendedores. E como o meu nome é 'diferente', a conversa criou um clima bem interessante, surreal, que deixou a senhorinha que me contatou bastante confusa, ou quem sabe, irritada. A mulher, do outro lado da linha falou:
   - Vamos manter um diálogo relaxado, para minha pesquisa evoluir sem stress, alegre e dinâmica, pode ser? ...Nome? - E eu:
   - Pode ser. Meu nome é Pio Rambo.
   - Desculpe, acho que não entendi. Disse a mulher. E eu respondi falando devagar:
   - Pio Rambo. ...Rambo que nem do filme, lembra?
   A mulher, satisfeita completou:
   - Ah tá, o sobrenome do filme, entendi. Ramboooo... deixa eu anotar aqui na planilha. ...E o primeiro nome do senhor, por gentileza, é Phil com um éle ou dois éles?
   Eu, surpreso com a interpretação inusitada da senhorinha, confundindo meu nome, não me contive, comecei a rir lembrando do cantor Phil Collins, respondi:
   - Já que o diálogo é relaxado, alegre, dinâmico, vou dizer palavras com as iniciais do meu nome: meu nome é Pio. P de p da vida, I de irritado e O de ofendido. 
   E soltei uma gargalhada de ecoar quadras. Eu estava num dia daqueles onde tudo pra mim era hilário, e o jeito tenentão da senhorinha me provocou dar esta resposta. ...Silêncio no outro lado da linha... Logo me bateu um remorso sem tamanho pelo que tinha falado, então disse:
   - Brincadeirinha viu? ... Só falei estas palavras para descontrair nosso diálogo, já que você não estava entendendo.
   No outro lado da linha, pelo silêncio da mulher, notei que ela não havia gostado nem um pouco das palavras que usei para informar como era meu nome soletrado. Imaginei a fumacinha subindo do cérebro dela, explodindo de ódio por minha resposta inusitada. E, depois do silêncio, a mulher respondeu fundo, como quem engole seco e tenta se recompor, dizendo:
   - Vamos prosseguir. Posso?
   Eu, com a consciência pesada, me sentindo mal por ter falado aquilo, mais que prontamente respondi:
   - Pode! Pergunte.
   - Cidade onde mora?
   E eu:
   - São Sebastião do Caí, RS.
   Agora foi a mulher quem começou a rir. Ela desatou numa gargalhada maior do que a minha, parecendo ter me pregado uma peça. Então disse, em meio às risadas:
   - Tá de gozação comigo né? Primeiro me diz um nome que é de outro planeta, agora diz que mora numa cidade de nome bizzarro. ...Caí? Caiu aonde hahahaha? ...Olha, eu lido com pessoas das mais diversas todos os dias a partir daqui, de todo o Brasil, mas o senhor está conseguindo ser o campeão da enrolação. Está me tirando né?
   E eu comecei a rir alto, solto, gargalhadas, doía a barriga de tanto rir. E quanto mais ria, mais a senhorinha foi se irritando no outro lado da linha. Então ela, tentando ser profissional, disse:
   - O senhor poderia, por gentileza me dizer seu verdadeiro nome e o nome real de sua cidade, sem zoar do meu trabalho?
   E eu, entre risadas, disse que ela podia consultar o google earth escrevendo só Caí RS que encontraria minha cidade. E que se escrevesse na pesquisa do google Pio Rambo acharia várias páginas falando a meu respeito, de que os nomes realmente eram estes, que eu estava sendo sincero. Ela, ainda séria, tipo chateada comigo, disse:
   - Por gentileza, aguarde um momento.
   Depois de uns cinco minutos de silêncio no outro lado da linha, certamente consultou o google, ouvi de novo a voz da mulher, ao que ela disse:
   - OK. todos os dados foram confirmados. Senhor Pio, por gentileza poderia me fornecer o email da emissora da qual o senhor é presidente?
   

Um comentário: