sábado, 6 de fevereiro de 2016

Hora da Faxina: Coisas Exatas




Coisas Exatas

   É incrível como no Brasil não se respeita tudo o que é relacionado à exatidão. Horários são queimados de qualquer jeito, mesmo que tenham sido pré-estabelecidos e afixados para uma referência ao cliente. Sempre fico impressionado que pessoas perdem provas de vestibular por se atrasarem para o evento.
   Assim como até já é tradição a noiva deixar o noivo esperando no altar para gerar um clima de apreensão. Vivi este clima também há mais de trinta anos quando casei e confesso que não é nada agradável para o noivo. Revejo a situação nitidamente ainda hoje.
   O que é corrente na conversa de quem trabalha em rádio, é que todos os simples mortais do Brasil deveriam um dia ter um programa de rádio que imprescindivelmente começa no horário certo. Não tem como querer atrasar porque queimar horário de rádio é queimar patrocinador, enfim, queimar dinheiro. Por isto que os programas sempre iniciam na hora certa e terminam na hora certa, sem excessões. 
   Tem gente que assume um mundo exato em todos os detalhes em sua vida. A quantidade de roupas que compra, que usa, a quantidade de comida consumida no mês, as vezes em que vai usar o automóvel, o uso do celular, enfim, a vida é tão regrada, por demais policiada, que chega a ser difícil viver ou conviver assim. Ainda mais quando tem filhos e a restrição é para somente duas folhinhas de queijo e presunto para o jantar.
   A lista podia ser muito grande. E muitas pessoas não sabem administrar pequenas diferenças em seus resultados, querendo sempre tudo no mais exato possível. Até certo ponto eu concordo porque, se por exemplo, uma receita pede dois ovos é porque ela já foi testada com um ovo, com três ovos, ou até mais, e o resultado melhor acabou sendo o de dois ovos misturados na receita.
   Falando em exatidão, em receitas, eu vi duas coisas na fila do açougue no supermercado que me deixaram com vontade de escrever a respeito. Por isto este artigo. A primeira aconteceu há uns meses atrás, quando eu estava na fila do açougue, uma senhora na minha frente, pediu 5 pacotes separados de bifes, cada um com duzentos gramas para por no freezer. O garçom ainda tentou explicar que faria dez bifes e que ela congelasse separados de dois em dois, mas ela foi irredutível e disse que a obrigação dele era fornecer a carne do jeito como ela estava querendo. E ela berrando alto, a ponto de todos ficarem a par de sua escolha. O burburinho na fila foi intenso num comentário meio debochado sobre a insistência da cliente.
   Uma outra vez, também na fila do açougue no supermercado, uma jovem senhora estava depois de mim. Eu estava comprando diversos tipos de carne e meu pedido estava demorando para ficar pronto. E o segundo açougueiro perguntou para a moça o que queria e ela disse:
   - Tem filé mignon?  
   O açougueiro disse que sim, ao que ela retrucou:
   - Então me vê meio quilo!
   O açougueiro gentilmente disse a ela que podia ver pelo menor filé mignon que tivesse, mas que geralmente passava de um quilo e que ela teria que levá-lo todo, pois este tipo de carne não era cortado para vender em partes.
   A moça primeiro ficou pensativa, mas, ansiosa disse que levaria a peça inteira. O açougueiro foi prontamente pegar a carne e trouxe para cima da mesa onde a limpou, tirando tudo que não fosse carne, já que era filé mignon. Enquanto ele estava fazendo isso ela disse:
   - Tira 500 gramas e faz moída pra mim.
   O açougueiro olhou com cara de indagação pra ela, mas fez o que pediu. Eu fiquei pensando onde ela iria usar esta carne, afinal, filé mignon desmancha fácil de tão macio que é, moído então, viraria uma massa só. Enquanto o açougueiro moía o pedaço de carne, ela olhou para mim esboçando um sorriso de vitoriosa. Quando o açougueiro trouxe o pedaço na balança, ela acusou 510 gramas. Ele já ia fechar o pacote, quando ela disse nervosa:
   - Não, não, não! Tira dez gramas senão minha receita vai desandar!
   Estou tentando até hoje descobrir que receita tão exata é esta, onde o ingrediente principal é filé mignon moído e não pode passar de quinhentos gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário