quarta-feira, 14 de março de 2012

Violinha - Isca de Peixe Empanada


Violinha - Isca de Peixe Empanada - Como tudo começou



Foi no início dos anos 2000 que tive a oportunidade de conhecer de perto esta iguaria muuuuito saborosa que é servida em diversas praias de Santa Catarina e algumas do Rio Grande do Sul. Não sei se nos estados acima do Paraná também servem este petisco, mas, é por demais saboroso quando comido na praia, acompanhado de uma cervejinha bem gelada.
A primeira vez que comi isca de peixe empanada foi na praia de Campeche, na Ilha de Santa Catarina por volta do ano de 2000. Depois, comemos novamente em 2001 na praia da Armação da Ilha (perto de Campeche) este saboroso prato, numa tarde chuvosa, à beira mar, embaixo do telhado de zinco de um barzinho que teimou em ficar aberto, apesar da chuva torrencial que caía. Foi um senhor banquete. Comemos não sei quantas porções, mas voltamos maravilhados com aquele sabor inigualável, depois de uma tarde diferenciada, vendo a chuva a revoltar o mar da baía da Armação e pescadores voltando enxarcados do seu trabalho, mas com barcos lotados de tubarão-martelo. Ainda hoje em dia soam nos meus ouvidos o conselho do meu cunhado Paulinho, que exagerando no suco do limão aconselhava: "Pio, põe mais limão aí, ...orra!"
Meu sonho sempre foi aprender esta receita, que parecia inacessível a um simples apreciador de acepipes e pratos diferenciados. Até que, um dia, eu pensando com meus botões, que já que frango, beringela e cebola em medalhão ficam muito gostosos empanados, por que não levar a receita adiante e combiná-la com a violinha, ou seja, isca de peixe.
Resolvi fazer o teste. E nada modesto: com 1 quilo de violinha. Aconteceu no último sábado à noite e o resultado está descrito aqui. Vale a pena fazer, pois fica um prato divino, não perdendo nada daqueles que se come na beira da praia.

INGREDIENTES PARA 8 PORÇÕES:

1 quilo de isca de peixe (violinha)
1 cebola média
sal
tempero preparado (gril)
pimenta branca moída
Suco de 1 limão
10 colheres de farinha de trigo
5 colheres de amido de milho (maizena)
3 ovos
1 sazon amarelo
2 xícaras de óleo de soja para fritar

MODO DE PREPARAR:



Espalhe a isca de peixe já descongelada sobre uma superfície. Pique a cebola miudinho e espalhe por cima das iscas. Borrife sal modestamente (o peixe absorve bastante o sabor do sal). Espalhe o tempero preparado, a pimenta e exprema o suco do limão por cima da carne. Deixe marinar enquanto prepara a massa para empanar.


MASSA PARA EMPANAR:


Numa bacia coloque a farinha a maizena e os ovos. Acrescente uma pitada de sal e o sazon. 


Mexa bem até virar uma mistura homogênea.


Coloque a isca de peixe temperada dentro deste preparado e misture bem.


Com um garfo tire peça por peça e coloque em frigideira com o óleo já quente. Frite as peças, virando se necessário, até que fiquem douradas. 


Aparência deste prato divino.

Sirva com arroz, maionese, e massa regada ao molho de alcaparras. Bom Apetite!

6 comentários:

  1. O que eu boto na massa para ficar igual a receita

    ResponderExcluir
  2. Não entendi bem sua pergunta. Mas se é relativo a que pode substituir a violinha, qualquer filé de peixe cortado em tiras. E os temperos da massa de empanar são sugestivos. Você usa os que está acostumado a usar.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não pode congelar porque a massa para este empanamento é mole e congelando desanda.

      Excluir