sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hora da Faxina - Olhares



 Olhares

   Gosto de observar olhares. Ver dentro dos olhos das pessoas o que podem ter de autêntico ou, talvez, o quanto fazem para tentar encobrir seu verdadeiro olhar. As pessoas mostram tudo em sua forma de olhar: sofrimentos passados ou atuais, alegria de viver, estabilidade, energia e o quanto de vida circula em suas almas.
   Para a gente enxergar isso, é necessário um tempo de aprendizado. E os melhores professores são as crianças que escancaram suas alminhas numa autenticidade invejável. As crianças olham sempre refletindo seu interior. Fazem isso porque não têm maldade em seu olhar e a falsidade é algo que ainda não lhes foi apresentada. O olhar de uma criança mexe com nosso interior, nos chama também à sinceridade e nos deixa sem ação quando em troca não somos autênticos. A sensibilidade das crianças é tamanha, que podem sentir no olhar errado do adulto uma repressão a sua sinceridade, fazendo-as até chorarem. Por isso que tem muitos adultos que fazem crianças de colo chorarem. Elas não captam sinceridade, ou captam um momento difícil no interior desta pessoa, algo pelo que a pessoa possa estar passando, dificuldades, desamores, enfim, algo que as incomoda e com o qual não aprenderam a sentir inocência. Sendo assim, se assustam com algo desconhecido que as amedronta, e choram.
   Um olhar puro, autêntico, é inesquecível. Em fotos se diz que a pessoa é fotogênica. Não é nada. A pessoa sai bem na foto porque tem o dom de deixar a câmera captar o olhar, a verdade do olhar. E isto faz a pessoa ficar com aparência bacana, parecendo ela mesma como é ao vivo. Tem fotógrafos que têm o dom de captar o momento de máxima sinceridade no olhar da pessoa para então disparar o obturador. Depois, quando a foto fica pronta, os comentários sempre são em torno da beleza da foto, de como a pessoa ficou bem, que parece 'sair' de dentro da imagem. Comentários surreais que simplesmente expressam a autenticidade do olhar de quem foi fotografado. Nada mais. 
   Um relacionamento verdadeiro começa quando os olhares se compreendem. As pessoas se olham e de dentro de sua essência vibra a química que faz o amor acontecer. Muitas pessoas falam isso e dizem que vibram em sintonia. Isso não é nada mais do que seus olhares que se completam em autenticidade e profundidade na troca de sensações. Quando se vê um casal que tem esta química, costuma-se dizer: os dois se amam tanto que falam com o olhar. E isto não é uma forma de expressão bonita ou estereotipada. É a essência de suas almas aflorando através do olhar. Muito lindo isso!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário