sexta-feira, 20 de março de 2015

Hora da Faxina: Figuras da Praia





 Figuras da Praia.

   Eu adoro sentar na frente do mar, guardassol aberto, ver o próprio movimento do mar, seu barulho acalmador e ver as pessoas que circulam pela orla. Principalmente as pessoas e o que fazem. Tem tantas. Indescritível, pois tem tantos símbolos folclóricos, que a gente esquece de tudo, das correrias diárias, problemas, e estas cenas divertem muito.
   Em minhas últimas férias em Meia Praia, Itapema, em Santa Catarina vi muitas coisas engraçadas. Num único dia presenciei várias coisas hilárias. A começar pelo casal de gringos de fala de sotaque bem italiano com guardassol armado do lado do nosso. Eram os dois de já uma certa idade e junto com eles uma garota de seus vinte anos, branquela que dava dó, até fiquei com medo de ela se queimar demais. E a madona foi tirando maçãs da bolsa e descascando para cada um. O gringo, rançou: 
   - "Porca miséria Luzia, io quero una cervesa i non questa massán."
   - "Mandja la massán para forrar lo budcho i non ficar logo tchuco." - Disse a mulher sem tirar os olhos da maçã. E alcançou para ele. O homem deu uma mordida, comeu e enquanto a mulher descascava a outra para a filha, ou neta, o homem atirou a maçã fora, arrotou e disse: 
   - "Já mandjei la massán. Ora la cervesa, capicci?" - E abriu uma lata.
   Nisto, passava um homem com um carrinho mostruário destes de praia, cheio de chapéus e não muito longe de onde eu estava chegou um cara correndo e barrou o vendedor. Começou a olhar os chapéus, botava um depois do outro na cabeça e olhava para a companheira que continuou sentada embaixo do guardassol. A uma certa altura, ele botou um chapéu tipo safari, olhou para a garota, ela fez sinal de aprovação. Daí ele foi para perto dela usando o chapéu, ela fez uma selfie dos dois e o cara foi devolver o chapéu pro vendedor que ficou boquiaberto com a audácia do cara, em pegar o chapéu emprestado só pra tirar foto. 
   Mas o mais engraçado aconteceu uma hora depois. Chegou um casal de portenhos, idade já um pouco mais avançada. Se instalou embaixo de um guardassol minúsculo, que mais parecia um guarda-chuva. Assim que estavam instalados foram até a água carregando um tablet num suporte estranho e filmando tudo. Foi muito engraçado porque aquilo não se vê normalmente. Eu e meu filho rimos. Era muito inusitada a cena, porque a gente via o lado da tela do tablet registrando tudo. E perto de nós tinha um gazebo com três casais jovens instalados, que ao verem a cena, rolaram de rir. Era uma sequência de gargalhadas que dava gosto de ouvir. Ainda mais que já tinham tomado um monte de cerveja. E no meio de tantas gargalhadas, um que estava sentado perto de um dos pés que sustenta o gazebo, de tanto rir se jogou para trás e a cadeira caiu, vindo ele a chocar contra aquele cano frágil, que dobrou e o gazebo veio abaixo soterrando todos embaixo do toldo. A praia inteira riu. Foi um momento pastelão impagável.
   Enquanto isto, o casal continuou filmando no tablet sem notar o que rolava na areia da praia por causa deles. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário