terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pequenas Mentiras, Meias Verdades - História Número 5 do Padre Feltz



História número 5 do Padre Feltz

   O velho vigário, padre Feltz, já estava sendo o pároco há muitos anos de um remoto vilarejo no nosso interior, onde ele fizera de tudo para tornar a comunidade mais devota e religiosa.
   E neste tempo, ele já havia ouvido sobre todos os tipos de pecados durante a confissão de seus fiéis. O que não o agradava nada, era quando o chamavam depois do meio dia, em meio a sua soneca, para uma confissão relâmpago, que não podia esperar até o fim de semana. Geralmente quem fazia isto eram as velhinhas, devotas, que não conseguiam ficar tanto tempo carregando um pecado.
   Uma das mais impróprias neste sentido, era a Fridolina, a qual muitas vezes tirou o padre de sua sonequinha após o meio dia para confessar pecadinhos fúteis.
   Certo dia, na primavera, era um dia fresquinho, garoando, tudo molhado, convidando a uma soneca especial após o meio dia. Padre Feltz estava aproveitando este clima e dormia profundamente em seu quarto na casa paroquial, roncando alto. De repente, num pulo ele acordou com batidas na porta. O velhinho custou a levantar e vestir a batina. Enquanto isto, mais e mais batidas na porta. Sem surpresa, quando o padre abriu a porta viu que era Fridolina se esquivando da garoa, se espremendo embaixo do guarda chuva. Ela disse:
   - Padre Feltz, cometi um pecado tão grave que decidi que neste momento precisava confessar!
   - Ora, ora, ora Fridolina! ...Que tipo de pecado tão pesado a está atordoando, a ponto de não poderes guardá-lo para confessar no fim de semana? 
   Ela respondeu:
   - Sim padre! Preciso me confessar neste momento para livrar minha consciência do peso do pecado que cometi. 
   O padre, meio a contra gosto então disse a ela:
   - Então está Fridolina. Vem comigo até a igreja, vou ouvir sua confissão.
   Assim aconteceu. Eles foram até a igreja, o padre abriu o confessionário, se paramentou para ouvir a confissão, entrou e mandou ela se ajoelhar e iniciar. Ela então disse:
   - Padre, dai-me a vossa bênção porque pequei...
   - Ora, ora, ora, Fridolinaaaa! - Disse o padre mal humorado. - Deixe toda esta baboseira de lado e inicie logo sua confissão!!!
   - É que padre, é normal a gente iniciar com esta reza e...
   - Fridolina!!! Saí do meu sono reparador para ouvir sua confissão e não todas estas baboseiras. Inicie sua confissão de uma vez por todas!
   - É que padre... - Iniciou ela bem nervosa, já pela atitude do padre e pelo que tinha pra confessar. - Meu pecado é que meu marido queria, ...ham, ...transar comigo depois do almoço e eu disse que não. Menti para ele que estava com dor de cabeça.
   - Óh Deus, Fridolina!!! ...por causa de um pecadinho tão pequeno você não precisava ter me tirado de minha soneca. Podia muito bem ter deixado para confessar no sábado!
   - Não, não padre! Até sábado ele vai me convidar mais três vezes para transar. Se eu negar todas, imagina quantos pecados vou ter acumulado para confessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário