sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Hora da Faxina: Ciúmes




   Ciúmes

   O que leva uma pessoa a ter ciúmes? No meu modo de pensar acho que há diversos fatores que levam alguém a ter ciúmes. Talvez o que mais se destaca é a insegurança em não conseguir manter a situação sob seu controle. Então entra o ciúme como arma de defesa. 
   Outro fator que leva alguém a ter ciúmes é o medo em perder aquela pessoa, posição social ou objeto para outra pessoa. Então para se garantir, desencadeiam ciúmes tentando manter seu lado superior nestas situações. Quanto a posição social ou objetos, o ciúme não faz estragos, afinal é somente uma forma de garantia de possessão. Também é uma forma de manter os pretensos candidatos a alcançarem estas situações a uma distância administrável.
   Agora, ter ciúmes de pessoas é algo terrível. Porque mexe com sentimentos. Seja na forma que for, sempre causa estragos. Como pais terem ciúmes de filhos ou vice-versa, acaba cortando no relacionamento partes que pudessem agregar muito mais vantagens se não houvesse ciúme. O mesmo acontece entre irmãos ou amigos. A distância entre ciúme e inveja neste caso é muito pequena. Também pode evoluir de uma situação para a outra.
   Mas a pior situação de ciúme é esta que dá a impressão de que existe uma relação de posse entre as pessoas. Ciúme entre marido e mulher e vice-versa. Quantos relacionamentos deixam de existir diariamente por causa deste sentimento? Quantas pessoas perdem a vida por causa do ciúme? Com certeza é um número grande. E o fato é que simplesmente o ciúme faz parecer a quem o tem, que seja dono ou proprietário de quem tem ciúme. Deixa de ser algo inseguro e se torna uma forma doentia de tentar manter sob controle ou domínio um ser humano. Chega a ser ridículo ouvir os argumentos de quem tem ciúmes porque tenta de todas as maneiras dizer as razões, os motivos para ter este comportamento. 
   A verdade é de que quem não tem competência para manter uma conquista amorosa, quem não tem sentimento puro e sublime de carinho e amor por sua parceira ou parceiro, quem só tem o sentimento unilateral, sempre a seu favor, de dominar alguém se faz passar por ciumento. É uma forma de subjugar alguém com a alegação de que a pessoa se comporta de uma maneira que faz ter ciúmes. Ora, que balela! É conversa pra boi dormir porque quem ama consente. Quem ama liberta e não prende. Quem ama de fato quer ver o parceiro ou a parceira evoluir na vida em todos os sentidos, mesmo que isto envolva situações que possam dar a impressão de que haja motivos para ter ciúmes.
   As pessoas que têm ciúmes geralmente não são felizes porque se sobrecarregam com compromissos para si, no sentido de controlar todos os passos da companheira ou companheiro para que não fujam do seu controle. Um desgaste estúpido que não leva a nada porque quem está sob a redoma do ciúme vai criando lentamente seu campo de liberdade e com certeza quando puder ficar novamente em pé vai dar um belo chute na bunda de quem é possessivo e não permite muitas vezes a outra pessoa sequer respirar, quem dirá olhar para os lados. 
   Portanto, se você é uma pessoa ciumenta, reveja seus conceitos porque a vida prova  que pessoas ciumentas sempre acabam sozinhas, amargas, sem amigos e envelhecidas antes do tempo por causa do desgaste desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário