sexta-feira, 23 de maio de 2014

Hora da Faxina - 'Menas'



 'Menas'

   Um bom motivo para se ficar quieto é quando se tem razão e ela é contestada. Há pessoas que têm o dom para este tipo de comportamento. E geralmente a sua lógica é tão ilógica, que ficamos envergonhados com o modo como tentam impor seu pensamento. Digo isto porque aconteceu recentemente comigo uma situação muito engraçada por justamente Maria (nome fictício) tentar impor sua forma de pensar num contrassenso até certo ponto estúpido.
   Ela, gerente de uma loja de calçados em São Leopoldo, conhecida minha de anos, colocou na vitrine tênis em promoção. Na folha acima dos tênis, desenhado um balão picado, aquela forma que usam muito para dar a impressão de grito, bomba, em vermelho e sombreado de amarelo. Dentro do balão estava escrito: "TÊNIS MASCULINO POR APENAS R$ 69,90" - Abaixo, escrito em letras menores: "Menos no cartão e menas marcas famosas."
   Sempre quando vou a São Leopoldo dou uma passadinha lá, afinal conheço Maria já há mais de 35 anos e somos amigos. E na última terça-feira quando cheguei lá, vendo aquele cartaz errado, me sofri por ela, resolvendo corrigir aquele 'menas' horrível que estava no cartaz. 
   Entrei na loja, tinha duas clientes e Maria corria freneticamente para uma e outra, no intuito de atender plenamente as duas ao mesmo tempo. Ao me ver entrar, já abriu um sorrisão largo mostrando todos os dentes, inclusive a falta de alguns molares. E já gritou:
   - Pio, bom  te ver amado! Chega mais. Já és da casa. Vai, tem água quente na térmica, aproveita, te mexe e faz um chimarrão para nós enquanto atendo estas duas amadas. Automaticamente as clientes me olharam da cabeça aos pés medindo o grau de intimidade minha para com Maria para já entrar, ir fazendo o chimarrão e ser chamado de amado. Mas Maria sempre chamou todo mundo de 'amado'. É seu jeito de carinho para com as pessoas.
   Fiz o chimarrão. Saiu meio entupido, passei um trabalhão para deixá-lo solto. Mas ficou gostoso. Cheguei para junto das três, ofereci para as clientes, mas elas não quiseram. Maria logo aceitou enquanto equilibrava com uma mão só três caixas de sapatos que estava tirando da prateleira. A função com as clientes durou mais uns 15 minutos, até que finalmente ficamos a sós. Nos abraçamos, conversamos banalidades, depois coisas importantes sobre nossas vidas, filhos, negócios, e por fim minha pergunta:
   - Não notaste nenhum erro no cartaz dos tênis na vitrine?
   Maria arregalou os olhos e respondeu:
   - Que erro? O cartaz está perfeito!
   Eu ri e falei:
   - 'Menas' não te diz nada? 
   E ela:'
   - 'Menas'diz tudo: 'menas' fome, 'menas' doença, 'menas' maldade, 'menas' separações, 'menas' ignorância... Nossa, o mundo seria bem melhor.
   Eu estava rindo tanto, que não conseguia segurar ouvindo este monte de erros em uma única frase. Mas o que me fez rir pra valer foi o 'menas' ignorância. Ela ficou me encarando interrogativa, sem saber o motivo de tanta risada, então perguntou:
   - Tá com a macaca? Por que tá rindo tanto?
   E eu, ainda rindo sem conseguir conter, respondi:
   - Maria, 'menas' não existe!
   E ela me encarando séria, retrucou:
   - Como 'menas' não existe??? Vai querer dizer que agora tudo é mais??? Pelo jeito não andas acompanhando os noticiários.
   Tive que rir mais ainda. Notei que ela estava ficando incomodada com minha atitude. Então, respirei fundo e disse:
   - Maria, a palavra 'menas' não existe. Menos não tem feminino. Só se fala no masculino: menos! Menos fome, menos ignorância, menos doença. ...Assim! ...Entendeu?
   Ela ficou pensativa... Depois de um tempo desatou a rir e respondeu:
   - Tá me atochando né?
   Na hora mudei de humor e fiquei sério porque vi que ela tinha a convicção da existência da palavra. Então eu disse:
   - Bom Maria, dá uma pesquisada. Hoje a internet tem de tudo, até se 'menas' existe.
   Tomei mais um chimarrão e fui embora.
   De noite, uma mensagem no meu whatsapp: "Por que não me exigiu trocar aquele cartaz? Me fez pagar o maior mico."
   Pronto! agora eu fui o culpado. Só rindo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário