sexta-feira, 18 de junho de 2010

Amanhece na Praia

    Muitas pessoas quando fazem férias na praia, gostam de iniciar o dia caminhando pelas areias  à beira mar de manhã cedinho para sentir o clima puro da natureza e ver o sol despontando no horizonte, atrás do oceano. É uma visão divina, ímpar e paga todos os sacrifícios de ficar um ano trabalhando, ralando, para enfim, no verão passar por esta experiência.
    Sempre gostei de caminhar de manhã cedo na praia, algumas vezes um pouco mais tarde, quando o carteado estava bom e se extendia até a madrugada. Mas, a sensação que caminhar causa é de uma paz inigualável, de uma vibração com a natureza inexplicável. O marzão de um índigo escurão a ondular e corcovear até o horizonte, sobreposto por linhas de brumas brancas que se formam no quebrar das ondas e o pisar na areia virgem daquele novo amanhecer, nos impregnam de uma paz difícil de descrever e mais difícil de vivenciar em outro lugar ou oportunidade. Tudo se complementa com o borbulhar vivaz e intrínseco das brumas a se desmanchar, para novamente virarem água. O ciclo do mar se faz e refaz a cada instante. E este movimento é uma melodia a completar a tão tenra e mágica paz. Olha-se para um lado, gaivotas e outras aves marinhas estão alegres no bailado matinal preparando o mergulho certeiro para sua primeira refeição do dia.
    Olha-se para as dunas, e se vê as gramíneas que magistralmente se erguem de dentro da areia inóspita e salgada, com sua ramagem verde limão a balançarem ao ritmo da brisa que o mar trás, ora suave, ora mais densa.
     Olha-se para a areia, e se vê na linha da maré o que o mar devolveu durante a noite: são conchas vazias, sem molusco, são pedaços de tábuas que ficaram talvez anos à deriva pois a maresia lhes comera pedaços e os corais já lhes somaram traços. Cada pedaço de pau devolvido pelo mar tem sua história. Ah, como seria interessante se soubesse a que navio, barco, ou caixote abandonado em alto mar aquele pedaço de madeira pertenceu!  Quem sabe, fora de um barco naufragado e que ficara décadas, ou séculos submerso preso ao resto pelos pregos que agora o mar salgado comera na ferrugem e assim libertara para devolver à terra o que não lhe pertence.
    Um pouco mais além, ainda na areia, algas vigorosas de ramos acipoados e arroxeados com folhas verdejantes guspidas pelo mar e agonizando na perda de seu hábitat e nutrientes, fadadas a torrarem ao sol da manhã.
    Olha-se para o horizonte, e eis que uma linha, primeiro cor de ouro e agora mesclando e seguindo para o prata, o sol desponta charmoso atrás do horizonte líquido. Neste momento, é impossível o céu estar todo azul. Sempre tem nuvens em formações das mais diversas para emoldurar este belo acontecimento. E o sol sobe ligeirinho, tempo o suficiente para fazer algumas fotos e registrar para sempre este momento de paz e reflexão. A caminhada segue, um, dois, cinco, seis quilômetros.
    Na volta da caminhada, um boné enterrado com sua aba para o lado direito e um óculos escuro evitam o incômodo do sol já forte e dinâmico anunciando um dia de praia espetacular, de calor e diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário