quarta-feira, 9 de junho de 2010

Palhoça - Santa Catarina

     Sempre faz bem quando pegamos a estrada e damos uma esticada para outros ares, outros lugares, mesmo que já se tenha ido até lá alguma vez. A gente revê lugares, conhece novos lugares, revê pessoas, conhece novas pessoas e acompanha o crescimento da região.
    Foi o que aconteceu no último feriadão, dia 3 de Junho. Fomos até Palhoça para comemorarmos o aniversário de minha sobrinha, a Gabriela, que foi no dia 5. A viagem já foi alentadora, pois com satisfação constatei que está um canteiro de obras a BR101 e uma boa parte já está duplicada, em torno de 70 por cento. E apesar das obras, a viagem é tranquila pois imagino que por causa das obras, boa parte do trânsito pesado está passando pela BR116, apesar da serra.
    Quando chegamos em Palhoça, cidade que conheci há 12 anos como sendo uma pequena cidade satélite de São José, divisa de Florianópolis, fiquei impressionado com o crescimento dela e o enorme canteiro de obras, de construções que a cidade virou. Tem prédio e casa em construção para todos os lados que se olhe. Casas modernas, que depois de prontas, muitas são colocadas a venda. E o que é interessante, lá aboliram as esquadrias de madeira para as janelas: agora são esquadrias de metal, com vidro de correr grosso, com uma grade de ferro interna. Para barrar a luz, as modernas cortinas blackout. Até algumas frentes de casas já não são mais com grades e sim, com paredes de vidro de metro e meio de altura, emoldurados em estrutura de ferro, com portões de vidro de correr. Muito chique!
    As ruas são pavimentadas com ladrilhos hexagonais de concreto, que fazem um traçado charmoso, firme, como se fosse uma pavimentação de concreto. Com uma diferença: a chuva tem por onde infiltrar e assim as ruas rapidamente secam depois da chuva.
    Nestes três dias que ficamos lá, visitamos o shopping novo de Palhoça, o shopping de São José, fomos na Pizzaria e conhecemos as duas prainhas que a cidade tem. Gente, principalmente a praia do Tomé é um cantinho do paraíso. Abaixo algumas fotos para confirmar! Tem uma natureza exuberante chegando até o mar, que lá é calmo, afinal é entre o continente e a ilha de Santa Catarina. Água limpíssima, pedras que enfeitam a paisagem, e no horizonte, as cidades de São José e de Florianópolis.
    A praia transmite uma serenidade, cercada pela natureza. E como é inverno, não se via uma viva alma por lá, apesar dos dois restaurantes bem em frente ao mar. Só nossa conversa e o canto dos pássaros. Valeu a pena o passeio. Conheci mais um pedacinho do paraíso.

                                                    No Shopping Center de São José

                                                 Praia da Barra - Palhoça - SC

                                                   Na pizzaria Tia Aurea - São José - SC

                                   Praia do Tomé - Palhoça - SC - um cantinho de paraíso.

                                   Praia do Tomé - Palhoça - SC - um cantinho de paraíso.

                        Praia do Tomé - Palhoça - SC - Olha a transparência da água do mar!

  Praia do Tomé - Palhoça - SC - Pedras que embelezam. Ao fundo, na ilha de Santa Catarina, Rincão da ilha, uma cidadezinha tipicamente açoriana, com belíssimas casas decoradas com azulejos e uma igrejinha muito aconchegante.

                                     Praia do Tomé - Palhoça - SC - um cantinho de paraíso.

  Praia do Tomé - Palhoça - SC - um cantinho de paraíso. A vegetação nativa chega a beijar o mar. O cheiro gostoso de natureza que tem ali é muito confortante.
                                  Praia do Tomé - Palhoça - SC - Vista geral da enseada. Note a mata nativa atlântica beijando o mar.

   Praia do Tomé - Palhoça - SC - Ao fundo, no horizonte, São José à esquerda e Florianópolis à direita. A prainha é um verdadeiro cartão Postal! Amei conhecer mais esta maravilha.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. nossaaaaaaaaa..que paraiso..estou indo pra la no sabado passar ferias na casa da minha sogra e tava com medo de nao ser legal..dpois q vi essas fotos..vou contar os minutos..
    um abraço.

    ResponderExcluir