quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inverno



    Contei o número de peças que vesti. Ao todo nove peças foram necessárias para me agasalhar neste amanhecer gelado de 5 graus. Mas, como o clima está seco, logo senti que havia vestido roupa demais. O inverno tem muito a ver com a sensação de temperatura de cada um. Tem pessoas que vestem pouco e não sentem frio. Até não sou tão sensível ao frio, pois no meio das peças que escolhi usar hoje, não tem nenhuma peça de lã.
    O inverno tem no seu todo algo de sublime, pois, inevitavelmente torna as pessoas mais introspectivas e com isto descobrem em seu interior algumas virtudes muitas vezes esquecidas. O inverno também trás mais proximidade porque se passa mais tempo dentro de casa, dentro da sala ou da cozinha, conversando sobre os acontecimentos do dia, projetando o futuro ou rebuscando no passado tantas vivências que trouxeram de uma forma ou de outra alegrias e alavancaram este presente tão gracioso.
    O inverno enseja a criação de pratos novos, muitas vezes elaborados sobre o fogão a lenha que por meses ficou abandonado no canto da cozinha ou ao lado da churrasqueira na garagem. Então, no anoitecer precoce desta estação, tem-se no ar um desfile de aromas de madeiras diversas queimando, e com um faro um pouco mais apurado, sabe-se associar o cheiro à madeira que o derivou. É uma mistura de pinus com eucalipto, maricá, laranjeira, cedro e acácia. Cada qual com seu teor. E no fogão, uma panela de ferro tamanho família recebe seus primeiros ingredientes para fazer uma sopa energética.
    "Um inverno com geada traz um verão sem praga!" É o que dizem por aqui para compensar aquele amanhecer gelado. A criançada, na véspera colocou uma bacia com água sobre o gramado, só para tirar aquela lâmina de gelo. As roupas no varal ficaram rijas, duras, congeladas. E, ao sair o sol, derretendo o gelo, a roupa começa a fumegar como se estivesse cozinhando.
    O frio estimula a criatividade, e extrai de nós iniciativas muitas vezes frutuosas. Afinal, empacotado no meio de tanta roupa, sobra deixar a mente solta para criar.
    O inverno tem uma cor diferente: tem dias em que não passa de um cinza plúmbeo, pesado, úmido, onde as pessoas mal riem e onde o peso da atmosfera nos faz sentir prostrados. Tem outros dias, em que amanhece vibrante, leve, gelado sim, mas cintilando um calor energético diferente, como se estivesse a salpicar nossa aura com vibrações calóricas. Este dia fez hoje. É por isto que também o inverno tem seus atrativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário