quarta-feira, 12 de março de 2014

Cartas de Amor 2 - Agora Namorando



 Cartas de Amor - Bere e eu, Agora Namorados.

   Começamos a namorar no dia dezesseis de Fevereiro de 1980, em nosso segundo encontro, no baile de carnaval do salão Fink de Harmonia. E, como sempre, Bere, quatro dias depois, tomou a iniciativa e me escreveu primeiro. Aqui, a segunda carta que trocamos, agora namorados. Aqui a  carta na íntegra:

   São Seb. do Caí, 20 de Fevereiro de 1980.

   Oi amor!

   Como vai?
   É tão bom poder escrever a você e iniciar chamando de "amor"!
   Pio, em uma parte de sua carta você escreveu assim:
   "Chorar... pergunto-me o porquê de existirem os olhos tão dados a verterem lágrimas se para sorrir basta deixar-se mostrar os dentes?"
   Sabe, concordo com você que a gente deve procurar sempre sorrir e não chorar... mas quando o choro é de felicidade, como se faz?
   Eu chorei pensando em você, como foi bom ter te conhecido, sei que a teu lado nunca vou sentir monotonia, sempre terei algo novo a aprender.
   Tenho muita esperança que nós combinemos, que caminhemos juntos como você mesmo falou.
   Achei ótimo o baile em Harmonia sábado, um dos melhores carnavais que passei apesar de termos dançado pouco, mas valeu principalmente o diálogo, porque nós nos conhecemos melhor, conversando, discutindo... E, quando me pediu em namoro minha alma estava gritando por este pedido. Meu coração explodiu de felicidade, só não quis demonstrar para eu parecer uma garota ajuizada. Mas fiquei com vergonha depois, por ter parecido tão vulgar em responder tão rapidamente que aceitava namorar com você. Nem suspense fiz! Mas eu almejava esta pergunta desde o início do baile. Não pude me segurar.
   Espero que esta semana os relógios colaborem e trabalhem mais rapidamente, e que domingo eles não mastiguem nossas horas como se fosse um mendigo mastigando o pão.
   Obrigado por você existir, amor! Agora meu namorado.
   "O céu para mim está mais azul, mesmo quando nublado."
   "Meus tempos foram preenchidos para eu pensar em você."
   Hoje a manhã passou depressa, pensei em você.
   Espero que  neste momento você esteja sentindo o mesmo que eu: "saudades!" 
   Falamos tanto em pensamento positivo, em otimismo, pensei tanto nisto que escrevi o que segue:

   "Otimista"

   "Jure a ti mesmo...
   Ser tão forte que nada possa perturbar tua paz de espírito.
   Falar sobre prosperidade, saúde, felicidade, para toda pessoa que encontrares.
   Olhar para o lado bom de todas as coisas e fazer com que teu otimismo torne-se real.
   Pensar somente o melhor, trabalhar somente para o melhor e esperar apenas o melhor.
   Ser tão entusiasta sobe o êxito dos outros, como o és do teu próprio.
   Esquecer os erros do passado e seguir em maiores conquistas no futuro.
   Usar uma fisionomia alegre em todas as ocasiões e dar a todos os seres vivos que encontrares um sorriso.
   Dedicar tanto tempo ao teu próprio aperfeiçoamento, que não te reste tempo de criticar aos outros.
   Ser tão forte para a angústia, demasiadamente nobre para a raiva, tão forte para o medo e excessivamente feliz para permitir a presença da tristeza."

   Se puderes, telefone sábado, ficarei contente em ouvir a tua voz. Quero muito ouvir tua voz.
   Espero por você na rodoviária domingo próximo como combinamos.
   
   Te gosto muito!

   Beijos!

   Berenice.


   A MINHA RESPOSTA:


   São Leopoldo, 27 de Fevereiro de 1980

   Berenice, querida,

   Quão afáveis foram os seus sentimentos ao delinear palavras tão agradáveis em sua carta, minha doce namorada. Recebi-a ontem e vi mais uma vez que a sua capacidade excedeu minhas espectativas. Quando a carta terminou, eu quis ler mais, ter mais folhas para senti-la, ter frases que não mais terminassem...
   ...Na realidade sua carta não terminou. Continuei suas frases aconchegantes em meus pensamentos. Imaginei você me dizendo estas palavras altruístas olhando em meus olhos com seu negro olhar. E você as disse sem titubear, convicta de que realmente a vontade, a força de nossos sentimentos nos levarão neste propósito. Esta convicção também me acompanha. 
   Você indagou em sua carta: "Quando o choro é de felicidade, como faz? ...Siceramente, não acredito que se chore de felicidade. Talvez, de emoção por um momento rico e feliz. Em pessoas adultas as lágrimas são um reflexo espontâneo de seus sentimentos ou pela emoção, ou por uma profunda tristeza, pesar, ira, tensão, e até de temor. Eu diria que as lágrimas de felicidade na realidade mostram o momento de emoção plena. Você pode ter chorado por mim temendo inconscientemente me perder, afinal, nos conhecemos há tão pouco tempo. Se felicidade fizesse chorar, querida, eu viveria chorando, ainda mais agora, que tenho você, que selamos nosso namoro. Espero que deixe de lado este temorzinho pois não há motivo para levá-lo: gosto de você! Estas três palavras são profundas e fortes e partem de minha alma. Não será fácil algo ou alguém me tirar desta convicção, amor. Falaremos sobre isto no próximo encontro, que espero ansioso.
   Amor, quer ver o que concluí de domingo? ...São frases soltas no ar que estão brotando involuntariamente assim como o orvalho brota do solo sem que alguém o obrigue a fazê-lo, mas todos se animam, ao ver aquelas pérolas dançando nas bordas das pétalas de rosas:
  
   "Barulhinho no Céu"
   
   A incerteza sobre se você virá ou não me atordoa; "Sim" - penso - "Mas ela gosta de mim, ela virá!" ...São dez para as duas. Folheio a revista, contudo meu pensamento não vê figuras, imagens. Vê unicamente você aparecendo de um canto de esquina. Meu coração palpita mais forte. Tenho toda a  tarde para acariciá-la, para conhecê-la um pouco mais. Queria todo o tempo do mundo, mas no momento será só por uma tarde... Que seja uma tarde eterna... ...até que a eterna tarde coroe nossos dias.
   A chamo, a encontro. Um beijo, um abraço. Nossos passos seguem leves, soltos. Não há distância, não há incertezas. Brotam palavras voluntárias, involuntárias, todas voltadas a nós, ao nosso mundo. Um mundo pequeno, só nosso, que tende a se expandir. E este mundo merece uma expansão porque nossos sentimentos concernem, são puros, confortam. As pessoas precisam de palavras alentadoras, positivas. Nós as temos e não é justo ficarmos sozinhos com elas. Sei que as distribuiremos a quem as solicitar, a quem fraquejar rumo ao pessimismo...
   Ao transcorrer das horas, beijos e carinhos. Tudo realizado com pureza, consentimento, harmonia. Palavras positivas brotam aos borbotões de nossos lábios, feitas nascente entre pedras que se transforma num regato manso, em paz. ...Um trovão se propaga sobre nossas cabeças, irado e atrevido. Todavia, em nosso pequeno mundo há sol e o céu é azul. Você comenta: "Tenho medo do barulhinho no céu!" - No mesmo instante sinto uma vontade homérica em abrigá-la com minha ternura de todo o temor que a pudesse amedrontar. Faço-o e você me recompensa com carinhos. Um afago especial que me gratifica, percorre toda a minha espinha, como um oásis gratifica ao nômade no meio de um deserto inóspito. Por que deserto? Porque no amor você é única. Meus sentimentos profundos estão voltados unicamente a você e vivo maravilhado neste oásis de compensações gratificantes: Seus beijos, seus carinhos. Por isso, mesmo sendo deserto, estão brotando tamareiras e papiros: nosso amor e nossa história que está começando. Que seja longa...
   A noite cai. Pesa-nos a separação, porém, ambos vemos que este distanciamento dá-se unicamente com nossos corpos. Nossas mentes continuam ligadas, unidas. E a luz de nossa paixão continuará brilhando enquanto houver energia para alimentá-la. Acredito nesta energia como creio em mim. Bere, obrigado pelo domingo! Ainda estou emaranhado neste sonho de amor que ora, acredito, começou. 

   ***

   ...Bem querida, acordei. Gostei de conhecer seus pais e o Ângelo. Comparo seus pais aos meus: a mãe, devotada, esperando sempre  o melhor para os filhos. Mãe querida, uma princesa no lar. O pai, uma figura sorridente e inesquecível. Interessado ao que o rodeia, estudando-me e aprendendo sempre. Em sua casa me senti como um irmão seu, tanto foi o carinho e  a confiança que eles me dedicaram. Queria que soubesse disso! Posso garantir que em minha casa você também se sentirá do mesmo jeito. Meus pais gostarão de você.
   Gostaria que você estudasse a possibilidade em eu ir buscá-la domingo de manhã e levá-la à Harmonia. Sábado telefonarei às 8:30 para saber e combinar certo o fim-de-semana. Só sei que quero encontrá-la, seja como for.

   Minha doce namorada, com carinho, um beijo,

   Pio



 Quando nos conhecemos éramos assim.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário