sábado, 22 de março de 2014

Cartas de Amor 10 - Última Correspondência



   Cartas de Amor 10 - Últimas Cartas.

   Foi no início de Novembro de 1981 quando trocamos nossas últimas cartas antes do casamento. Mais precisamente dia 9, uma segunda-feira, quando Bere e eu tomamos a iniciativa de escrever. Depois não havia mais necessidade de escrevermos porque no domingo seguinte passamos a organizar a casa onde fomos morar. Eu passei a dormir lá (no quarto de visitas) para não deixar a casa mobiliada sozinha, vendo então, Bere todos os dias. Lembro que em todas as noites nos encontrávamos na casa bagunçada de objetos, arrumando aos poucos tudo como gostaríamos que fosse. Foi um tempo muito gostoso e mágico. Tanto por realizar, e tanto feito ao nosso gosto. Melhor, ao gosto de Bere que sempre teve uma intuição muito original para deixar nosso lar mais doce, como foi nestes anos todos. Mesmo sendo uma casinha simples de madeira, ela nos abrigou durante nossos primeiros vinte anos de casados. Lembro que eu, vindo do centro de São Leopoldo, com todo o seu agito, custei nas primeiras semanas a pegar no sono em nossa casa no Caí porque a calmaria era absoluta. Não se ouvia nada. Tudo era silêncio.

   Aqui na íntegra a última carta de Bere:

   São Seb. do Caí, 09 de Novembro de 1981.
   
   Meu Noivo Lindo,

   Estou com as fotos do nosso noivado, todas espalhadas pela cama. Quem visse isso me chamaria de biruta. Mas eu não, chamo isso de amor. Quero ter você, sentir você bem pertinho de mim.
   Com essas fotos lembro nosso passado, e penso no futuro, um futuro de muito amor. Um amor que começou no namoro (conhecimento), noivado (mais maturidade) e casamento que está próximo (eterno amor). Penso: como eu consegui fazer você gostar de mim e ficar comigo se eu era tão chata aos olhos dos outros. Como? Meu mundo daquele tempo tinha que ser perfeito, não podia ter remendos e todos diziam que se eu "não aprendesse a costurar remendos" ninguém se aproximaria de mim. E justamente você se aproximou de mim para me ensinar a segurar a agulha e me ensinou a costurar remendos. Agradeço sua paciência e seu equilíbrio em absorver este meu lado. Eu sei que já evoluí, assim como você já evoluiu em sua teimosia, coisa de Rambo. Mas vamos nos equilibrando em nossos acertos, pois assim estaremos sempre evoluindo para um comportamento melhor.
   Olho para os cantos do meu quarto. Num deles vejo você presente, representado pelas coisinhas do nosso ranchinho, aquelas tantas coisinhas que precisamos para o uso em uma casa, e que você trás com tanto amor e dedicação. Acho que você não precisa fazer mais, para mim, para nós, para representar este amor que eu sei que você sente por mim (e eu por você).
   Eu te amo tanto que chego a sorrir quando penso em você. Quando sinto você em cada detalhe, por mais simples que seja. Pego o saleiro que você trouxe semana passada. Abro a tampa e penso: "Que fique somente aí dentro o sal de nosso relacionamento. Pois, que aqui fora, tudo deverá ser sempre doce!" - Fecho a tampa e hahaha, dou uma gargalhada tão alta que meu pai gritou lá da cozinha perguntando o motivo da piada. Eu tive que rir porque o detalhe (desenho marrom) no lado de fora do saleiro é muito parecido com uma cerca. Hahaha, e imaginei que além de fechado, o sal também ficaria cercado.
   Obrigada pelo que estás fazendo por nós. 
   Voo um pouco mais longe, e nos vejo desfrutando desas coisas que você está comprando. Deliciando uma "salada" (viu?) de pepino. Ah! Chega a me dar água na boca. Só que não vou deixar você comer muito, porque senão... os estouros à noite serão enormes (há há há, como eu estou engraçada hoje). Te amo assim mesmo, eu também sou um estouro (talvez mais que você há há há).
   Ah! Como eu gosto de você... como gostaria de já estar casada, fazer um cafunezinho nos teus cabelos.
   Adorei o fim-de-semana, obrigada, ao teu lado tudo é alegria, meu grande moleque.
   Querido, acho que esquecemos de escolher na listinha do rancho o que você vai trazer quinta. Se esquecemos, você traz o que achar melhor, o que for mais conveniente para você, ou o que seu dinheiro puder comprar. Vou gostar igual.
   Fofinho, tenho certeza que és o homem que eu amo de verdade, do fundo do coração, e nada neste mundo mudará meus sentimentos.
   Pensei muito sobre o baile do dia 5/12 e cheguei à conclusão que não vou fazer chantagem com você. É muito egoísmo e no amor não pode haver egoísmo. Irei sozinha ao casamento representando a nós dois. Também, por outro lado, prejudicaria o teu emprego, e este emprego de fins-de-semana está nos ajudando muito nesta fase de grande necessidade de dinheiro. Quero dar a minha bênção para que você vá com paz de espírito lembrando de mim com carinho.
   Te amo muito, noivo do meu coração e de minha vida, quase esposo!
   Um montão bem grandão de beijão (hahaha...) rimou!
   De tua quase esposa
   Berenice.
P.S.: Meu pai já arrumou a fechadura da porta dos fundos de nossa casa. Ele fez isso hoje na hora do meio-dia.


MINHA ÚLTIMA CARTA PARA BERE FOI ESCRITA NO MESMO DIA E ELAS MAIS UMA VEZ, SE CRUZARAM NOS CORREIOS:

   São Leopoldo, 09/11/1981

   Minha Quase Esposa e Terna Noiva,

   São dez da noite. Escrevo esta carta, para depois ir dormir e sonhar contigo. Relembro com carinho o que me falaste: "Meu amor, não vai dormir muito tarde!" - Que zelo! Você é tão legal, que já parece ser minha esposa, antes de casarmos. Estou tentando caprichar ao máximo esta carta, para retribuir um pouco do muito que você faz por mim. Hoje de manhã, ao levantar e ver que você, mesmo estando menstruada, às voltas com cólicas e desânimo (consequências lógicas destes dias), tinha o nosso café prontinho, esperando por nós à mesa, você com dor e mesmo assim esboçando um sorriso meigo, me senti impotente. Senti-me um homem sem brio e sem coração escravizando a quem mais amava. Senti-me uma folha caída de sua árvore, murcha e descolorida, amarrotada, um trapo de resto de existência por não ter acordado antes de você. É destas coisas pequenas que me levam a sentir em você uma grande mulher. Uma mulher forte, guerreira, de caráter inabalável, para mim, insubstituível. Nesta demonstração de hoje de manhã, você ter me acordado só depois de ter o café na mesa, pelo seu estado de 'regras', você colocou em minha existência uma soma de valores inexistentes na maioria dos relacionamentos. Pelo menos penso assim. Você preteriu sua situação de cólicas para me dar um agrado. Isto é um exemplo saliente do que verdadeiramente é amar. Por isso também amo você!
   Berenice, quando casarmos faço questão de que não seja assim. Quero participar de todos os seus momentos sejam ou não sejam bons. Não quero ver a quem eu mais  amo como minha subserviente. Quero vê-la como companheira e fazer-me seu companheiro. "Você não se explica, você vive". Isto eu admiro muito em você. Isto a deixa muito mais bela, isto a torna inigualável. Mal sabem a virtude em você existente das pessoas que a classificaram como 'difícil'. Eu nem penso, você já realizou!!! Quero sempre seu amor e esta sua ação. Quero ser um marido para você com "M" maiúsculo. Quero a cada dia dar a você a sensação de estarmos vivendo um sonho. O amor pleno que todos sonham em ter. E quando aparecer algum problema (sei que aparecerão vários, sobremaneira financeiros) quero chegar juntamente com você, sem aquecermos as 'cucas', a um denominador comum. Partiremos do princípio de que não há, não houve, nem nunca haverá problema sem solução. O único problema insolucionável é a morte. Quero ajudá-la a ter o direito de ser a Berenice que sempre quis ser, com seus amigos, seus gostos, seu mundo, assim como me permites também viver meu mundo, mesmo como músico e garotas se descabelando por mim na frente do palco. Mas já te acostumaste e entendes que é a condição do meu trabalho unicamente, de onde só sinto orgulho, mas nenhum prazer além do da música. Vamos construir um casamento sem contrariedades nem censuras. Vamos construir um casamento onde nossos direitos irão se auto-censurar pela fidelidade que prometemos. Aí que irá residir a base da solidez de nossa união.
   Você é aquele algo mais que sempre pensei não ser possível encontrar num amor. Sequer algum momento me senti em monotonia ao seu lado e espero que isto também nunca tenha acontecido a você. Vamos fazer o possível para sermos o casal exemplo para todas as iniquidades que a nós se acercam para vermos ao menos nosso pequeno mundo a nossa volta feliz. Para tanto, torna-se necessário que desde já sejamos felizes, realizados, nos sintamos abençoados. E isto não é difícil, pois, acredito que já nos sintamos assim.
   Você nem acredita o quanto me dói ter que deixá-la sozinha estes tantos sábados em que tocamos bailes. E esta dor, mais se manifestará quando casarmos. Claro, dói-me em imaginá-la sozinha em nossa cama a me procurar em seus sonhos em vão. Mas, infelizmente, amor, este teu príncipe encantado não é rico e precisa achar todos os meios para trazer uma vida mais humana ao nosso lar, se bem que eu adore fazer música, o que é um fato.
   Reflito neste momento: adoraria ter seus lábios de encontro aos meus para eu poder no beijo demonstrar toda a intensidade de minha total paixão por você. Apesar de tantas que passaram em minha vida, você é minha primeira verdadeira namorada, minha sublime noiva e será a única e eterna esposa. Você não teme se entregar para o resto da vida a um homem que era completamente diferente em suas atitudes há vinte e um meses atrás? Tenho certeza que não, pois quem me modificou foi justamente você, me mostrando que meninas fáceis acabam em relacionamentos fáceis e fúteis. Meninas difíceis como você são a prova de que se pode cultivar um amor eterno, pois sua sapiência sobrepuja qualquer tipo de interpretação, geralmente errônea. Posso dizer sem medo que já somos metade de nós e nos pertencemos. Por que? Porque nossos olhares nos ligam. É impossível desligar nossa fusão. Estamos fundidos espiritualmente e desse jeito não haveremos jamais de nos desligarmos. Deus está de olho em nós e quer que nós sejamos o exemplo de um amor verdadeiro e indelével.
   Minha noiva, amo você como amo o sol e a vida. A única pessoa que posso comparar em amor a você é minha mãe. Com a diferença de que dela só tenho amor e de você tenho também troca, energia, recarga. Muita energia, que amo à parte. Meu amor por você é tão grande que gostaria de gritar ao mundo:
   AMEM COM O FUNDO DO CORAÇÃO ALGUÉM QUE FAÇA SUA VIDA FLORIR. AMEM COMO EU!!!
   Amo você Berenice. Amo você, minha doce, terna, sublime noiva. Amo você, minha futura esposa pela data que espero ansiosamente. Amo amar você, minha Vida.
   Beijão.
   Pio
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário