quinta-feira, 13 de março de 2014

Cartas de Amor 3 - Um Mês: Firmando Namoro



   Cartas de Amor 3 - Namorando há um Mês.

   Estou selecionando de dentro de nossa vasta correspondência, cartas que foram marcantes pelo conteúdo ou pela data. E achei que esta carta foi muito marcante pois estávamos em vias de completar um mês de namoro e nossa convivência estava se firmando. Nossos amigos céticos, aos poucos começaram a ceder a este relacionamento mágico, que teve desde seu início: sinceridade, amor, carinho, ternura e uma grande vontade em viver este amor em toda a sua plenitude.

   Carta escrita por Bere:

   São Seb. do Caí, 10 de Março de 1980.

   Olá, amor!

   Sexta-feira quando li tua carta, como sempre, senti uma confortante sensação de bem estar que me invadiu o corpo e logo também a alma, pois recebi notícias tuas.
   E, como não posso tê-lo ao meu lado, todos os dias e em todos os momentos, eu procuro ler várias vezes tuas cartas, sempre animadoras.
   Creio que este olhar verde e irresistível que a mamãe Natureza te ofertou, não tenha servido para derrubares mulheres aos teus pés. Gostaria que ele fosse só demolidor para mim.
   Como é suave ao meu espírito receber correspondência tua! Quão sublime é para mim, ganhar o conforto de tuas palavras, encorajando-me e fazendo-me forte, para suportar a dor da solidão quando sinto a tua falta, quando não tenho a doçura dos teus beijos ou a ternura das tuas mãos acariciando-me...
   Quando à tardinha o sol descamba no poente, colorindo a paisagem com seu vermelho divino... lembro da nossa despedida aos domingos e fico feliz, pois, se não existissem despedidas, não haveriam reencontros.
   ***
   Quando a treva desce à Terra, ofuscando o último raio de luz...
   Quando já não se escuta o gorjear alegre da passarada...
   Quando o vento frio da solidão sopra...
   e, sozinha e indefesa, sinto-me fraca e tenho medo de sucumbir no abismo de minha fantasia...
   Penso em você... porque você acalma minha alma, pois você lembra amor, carinho, doçura...
   "A qualquer momento penso em você!"
   Como é maravilhoso a gente gostar de alguém! Alguém para amar, de verdade. E como é sublime o amor!
   Assim como a alegria reina nos prados floridos ou a tranquilidade que existe nos ninhos, é como eu me sinto querido, porque tenho você, tenho seu amor, puro  e franco, para me adornar a vida.
   "E como sou feliz, meu amor!" Queria gritar isso para todo mundo, mas meu ser respeitoso me limita somente ao nosso mundo; quiçá um dia, posso torná-lo universal.
   E toda essa felicidade, é traduzida pela tua imagem agradável, sempre ao meu lado, para acreditar nas minhas queixas, e me conduzir para o caminho do bem.
   Eu acredito nas tuas palavras porque eu sei que elas são sinceras.
   Espero que nosso amor cresça e que se agigante em nossos corações.
   E ao que tudo indica, a luz suave do amor já desponta para nós no horizonte.
   Tantas coisas belas nos esperam e tudo se concretizará, se houver entre nós a compreensão e a concórdia.
   Lutemos, pois, para que os nossos sonhos se tornem realidade.
   Tenho vontade neste momento de jogar tudo para o alto, explodir, gritar ao mundo o quanto sou feliz, o quanto é importante você saber disso, você confiar em mim.
   Sabe? Tenho algo para dizer a você, algo que considero muito importante e é bom que você saiba, é alguma coisa nova que nasceu dentro de mim, um sentimento. Quero dizer pessoalmente a você e o momento está próximo de chegar.
   Querido, lembra-te sempre de mim, que eu não te esqueço um momento sequer.
   Pio, você me deu o prazer de mais um domingo feliz!
   Tenho que agradecer a teus pais, pois devo a eles a tua existência.
   Estou ansiosa para receber carta tua, espero que não demore, já estou com saudades!
   Te espero domingo pela manhã.
   A gentes esqueceu de combinar sobre sua vinda, então não irei te buscar na rodoviária, pois não sei a hora. Espero por você em casa, cheiros

a. OK?
   
   Gosto de você!

   De quem te espera! Mil Beijos!

   Berenice

   MINHA RESPOSTA:

   São Leopoldo, 12 de Março de 1980.

   Querida.

   Domingo fará um mês... Quatro semanas de felicidades, de realizações, de carinhos, de saudades, de expectativas. Você preencheu todas as minhas horas dos meus dias irradiando-me com o sol de sua simplicidade, de sua afeição. Construímos neste pouco tempo alicerces inigualáveis. O nosso pequeno mundo está se expandindo graças ao nosso relacionamento de bem e de boa vontade, sem nada forçarmos. Tudo acontece naturalmente. Nossos amigos e nossos conhecidos estão afetados, inebriados e contaminados pelo calor de nossa paixão pura a ponto de alegrarem-se com nossa paz, com nossa vontade imensa de caminharmos juntos. Todos torcem por nós, para que sigamos unidos. Todos veem em nós o exemplo de um encontro feliz e romântico. Aprecio isto e vivo sorrindo, sorrio comigo mesmo. Sorrio desvairado feito criança. Não canso de, ao deitar-me agradecer a Deus por ter-me feito conhecê-la. Ultimamente a minha oração quase só gira em torno da infinita felicidade em tê-la conhecido. ...E logo após o agradecimento, rogo uma prece pedindo ao Criador que nossa união se concretize sempre mais nos melhores laços de boa vontade, fazendo de nós um exemplo a todos os que não acreditam mais no amor, no relacionamento profundo entre um rapaz e uma garota; para que mostremos o bem, semeemos a felicidade e sejamos sempre os melhores otimistas; para que  não façamos juízo preconceituoso acerca  das ações das pessoas que se envolvem em nosso meio, e sim, saibamos compreendê-las na sua essência, como sendo seres humanos livres e independentes, de pensamentos próprios e invioláveis;  para que sejamos autênticos sem mantos nem máscaras: honestos  como são as abelhas ao tirarem do polem das flores, seu néctar, com a sincera intenção de fabricarem unicamente o mel, sem ao menos atentarem para  para o veneno de seus ferrões; para que a tristeza nunca nos assole, nos arrase, mas que quando se tornar necessária - o que é inevitável no decorrer de nossas vidas - sejá rápida e passageira, como o é uma tempestade de verão, e que depois novamente brilhe o sol com todo o seu esplendor.
   Meu bem, os momentos que juntos passamos, embora curtos, estou guardando como uma relíquia, um tesouro muito precioso que me inebria só em pensar nele, só em saber que, em todas as vezes que nos encontrarmos, este meu tesouro aumentará. Quero encontrá-la mais uma vez, mais mil vezes!
   ...Acabo de receber sua carta de segunda-feira. Concordo onde diz: "E ao que tudo indica, a luz suave do amor já desponta para nós, no horizonte!" - Aguardamos o raiar desta luz faiscante com ânsia, mas, quando se tornar presente, será perene.
   Obrigado pela surpresa de segunda-feira vindo me visitar aqui. Foi-me um presentão para um dia de trabalho. Agradeça à Silvana por tê-la acompanhado e assim poder ter vindo em São Leopoldo.
   A poesia, por mais simples que seja, sempre envolve nossos sentimentos porque ela nos arranca do fundo o que nossa alma transborda. Esta fala de nossa nuvem rasa, onde eu encontrei meu aconchego e onde você tem destaque todas as vezes em que a visitar. A fiz, querendo mostrar a você o quanto de atitudes minhas reconheço estar mudando, graças a ter você, a ter seu amor.

   Sobre a Nuvem Rasa 

Um olhar negro, brilhante,
Um suave conquistar...
Paz na fala, no semblante;
Muito amor para doar...
Dama igual ao diamante
De pureza exemplar
Procurava tempos antes
Sem podê-la encontrar.

   Só visava aparências
   Só visava material...
   Encontrava transparências
   Todas tinham tudo igual.
   Mudei planos, desenganos nestes anos
   Ao subir em minha nuvem rasa.
   Vi que eterno quase materno é o belo interno
   Que dá vida e amor em uma casa. 

Um olhar inteligente,
Coração tão grande ao mar;
Paz na fala comovente,
Muito amor para doar...
Encontrei em meio à gente
Alguém muito peculiar.
faço para eternamente
Meu amor poder lhe dar.

   Não há mais os meus conflitos,
   Tenho o amor que  me arrasa.
   Sonhos foram como os ditos
   Sobre a minha nuvem rasa.
   Seus olhos negros, de uma paz que satisfaz
   Como o Universo silencioso.
   Ver seus olhos minha estrela, minha bela
   Dá-me força e o ar de vitorioso.

   Te gosto muito. 
   Um beijo bem carinhoso,
   Pio


   

Bere com 18 anos e Pio com 21 anos


   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário