quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pequenas Mentiras, Meias Verdades - Willi na Escola



Willi na Escola

   Os anos caminham, as salas de aula pouco mudam, e as crianças que as frequentam vão passando, mas os acontecimentos que ficam são inesquecíveis. E por incrível que pareça, em cada turma, sempre tem aquele menino ou menina danados, que têm a resposta na ponta da língua para tudo.
   E neste sentido não existe muita diferença entre escolas das cidades ou do interior. As crianças até variam de nomes, mas, sempre tem aqueles meninos que se sobressaem que chamam Pedrinho, Joãozinho, ou, no interior, Willi. Outro dia falarei das meninas e seus nomes.
   Existe uma grande diferença entre estes nomes e o modo de eles se comportarem. Assim, Pedrinho é o garoto que sempre quer responder a todas as perguntas feitas pela professora, mas não sabe nada. Por exemplo, a professora pergunta:
   - Alguém sabe quantos dias têm a semana? 
   Pedrinho, já levantando o braço antes de a professora terminar grita:
   - Eu sei professora: são quatro dias. 
   - Como, 4 dias? ...então me diz como se chamam estes 4 dias.
   E Pedrinho orgulhoso diz:
   - O dia que papai está em casa, o dia em que tem carne no almoço, o dia em que a vovó toma banho e o dia que vou à escola.
   Assim as coisas acontecem no meio das crianças inocentes. Joãozinho, garoto esperto, sabe tudo, e deixa primeiro o Pedrinho se danar na resposta para depois responder corretamente:
   - São sete dias. São cinco dias de feira e dois para comer o que a mamãe comprou.
   Mas, que nem o Willi não existe igual. Aquele garoto de olhar preparado, meio irrequieto, sentando lá no fundão da classe, quietinho na dele, e só responde quando realmente mais ninguém sabe.
   Aconteceu numa segunda-feira, numa aula de religião, que a professora contou sobre todas as grandes belezas que o céu oferece, e que fatalmente um dia todos iremos para lá se formos bons na terra. Quando ela terminou de contar estes fatos, perguntou:
   - Alguém de vocês sabe qual é a primeira parte do corpo que entra no céu?
...Toda a sala permaneceu em silêncio. Até que depois de um tempo, Willi, lá no fundo, levantou seu bracinho. A professora perguntou:
   - Você sabe, Willi?
   - Sim professora, eu sei! - Respondeu Willi convicto. A professora perguntou:
   - E qual é a primeira parte do corpo que entra no céu?
   - Os pés! - Respondeu Willi. A professora, impressionada com a resposta, perguntou:
   - Como assim, os pés? Como você sabe isso, onde aprendeu isso?
   E ele respondeu:
   - Porque ontem de noite eu acordei porque a mamãe gritava: "Eu vou pro céu, eu vou pro céu, me segura, eu vou pro céu!" - Então eu levantei apavorado e fui espiar na fechadura do quarto deles para ver o que estava acontecendo.
   - Mas o que estava acontecendo? - Perguntou a professora. E o garoto explicou:
   - Minha mãe estava deitada com os as pernas e os pés esticados para o céu, e enquanto girava os pés gritava dizendo que ia para o céu. Graças a Deus, meu pai estava deitado em cima dela segurando as pernas com os braços e batendo nela com a barriga. Senão com certeza teria ido pro céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário