domingo, 10 de janeiro de 2016

A importância do Português correto, principalmente para locutores e voiceovers



   Escrever um português perfeito, é algo que é muito observado por contratantes sérios de voz para seus trabalhos. Ninguém contrata um profissional da voz que escreva português incorretamente ou que não saiba formular seu raciocínio através do que escreve. Digo isto porque me vêm diversas vezes pessoas simples, querendo iniciar a carreira, pedindo minha ajuda. E vendo como escreveram para mim, a primeira impressão que dá é de relaxamento. A pessoa tem preguiça de olhar  na net se "voz" se escreve com z, com s, ou pior, com z e com acento. Dói ler isto, afinal, a pessoa poderia ter acertado com um clique em algum site informativo. E por conseguinte, quem não é capaz de trabalhar detalhes na escrita, não é capaz de trabalhar detalhes com a voz. Isto é matemático, inquestionável. E eu venho batendo esta tese já desde os tempos do Orkut, onde muitos, como até hoje, acham que tendo um equipamento de dez mil reais é o suficiente para captar clientes. Vão acabar torrando pela metade do preço ou menos por falta de visão, de clientes, de ir em busca de resultados. Portanto: Primeiro passo, pratique a escrita e leia sempre, interprete os textos que lê, compre jornal, dramatize a página policial, ironize a página de política e assim por diante, para você se tornar um locutor multifacetado e não só o locutor que tem a voz boa e sabe ler um texto corretamente.  O segredo está na vida que cada palavra ganha com sua voz. Interprete o mesmo texto com tons diferentes fazendo com que passe do dramático para o patético. Este exercício é fantástico e você vai descobrir que tem tons dentro de sua voz que jamais imaginou que tinha. Muitos já me ironizaram por eu ser tão impulsivo no sentido da perfeição na forma de escrever e expressar em português. Mas eu estou na estrada. E não preciso fazer vinhetas a cinco reais para correr à padaria e comprar um litro de leite e pão para ter o que comer no jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário