sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Hora da Faxina: Pessoas Chatas




Pessoas Chatas.

   Estava tranquilamente escolhendo batatas rosas na fruteira do supermercado quando uma pessoa se aproximou de mim, ficou do meu lado escolhendo batatas brancas. Sem olhar para mim, remexendo as batatas a mulher falou:
   - Está desperdiçando gás escolhendo batata rosa!
   Custei a entender a metáfora proferida pela mulher. Até que me dei conta que a batata branca cozinha em torno de trinta por cento mais ligeiro do que a rosa. Me deu uma vontade de dizer que o gás era eu quem pagava e não ela, mas me contive e respondi:
   - Eu sei que a batata rosa leva mais tempo para cozinhar. Mas seu sabor e textura na maionese fica muito melhor que da branca. Além disso, com este verão, as brancas apodrecem num piscar de olhos.
   A mulher, conhecida minha, sem levantar os olhos, continuando na escolha de suas batatas completou:
   - No preço que estão as coisas, muitas vezes se deve abrir mão do que é melhor pra economizar.
   Ela terminou de escolher suas batatas saindo de perto de mim. Eu comecei a rir sozinho, pensando no que estava fazendo de errado escolhendo batatas rosas, ou, no que tinha acontecido à mulher para se meter com tamanha intimidade em minha vida.
   Coloquei o saco de batatas no cestinho, comprei ainda alface e temperinho verde, e fui até a prateleira dos óleos e azeites para escolher um azeite de oliva. Coloquei a cestinha no chão e comecei a ler as embalagens para ver procedência, grau de prensagem a frio, estas coisas para pegar dentre todos os azeites oferecidos o que melhor combinava com meu paladar.
   Enquanto estava concentrado, absorto na leitura de um rótulo, simplesmente vi uma garrafa de azeite sendo sobreposta à que estava lendo, e já ouvi uma voz masculina dizendo atrás de mim:
   - Este é o azeite. O resto não presta!
   Afastei a garrafa que o homem havia me enfiado na cara para o lado para ver quem era, e claro, vi que era um dos caras mais chatos de nossa cidade. E ele, num sorriso de quem domina tudo sobre azeites de oliva, ainda completou:
   - Vou poupar o teu esforço e já coloco esta garrafa no teu sextinho.
   E COLOCOU!!!! indo embora em seguida.  É difícil me tirarem do sério, mas me deu vontade de pegar aquele azeite e atirar em direção do chato. Mas, devolvi a garrafa para a prateleira e pus na sexta de compras a que EU queria escolher.
   Comprei mais algumas coisas, desta vez sem ninguém se meter na marca do macarrão que estava comprando, muito menos do queijo parmesão ralado. Ainda vi o homem no balcão da padaria ensinando as meninas atendentes como deve ser a cor do pão para ele ter o melhor sabor. 
   Quando cheguei perto do caixa para pagar minhas compras, já ouvi de longe a voz de uma das pessoas mais chatas que conheço. Ela exala chatice por todos os poros, porque quando vê a gente começa a indagar e perguntar tudo sobre a vida da gente:
   - Vi que trocou de carro. Quanto custou? Financiou ou comprou à vista? Onde comprou? 
   ...E vai costurando uma pergunta na outra se enfiando dentro da vida da gente como se fosse um vírus. Fiquei escondido atrás das gôndolas para a pessoa não me ver até que ouvi ela dizendo "tchau".

Nenhum comentário:

Postar um comentário