segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Culinária: Salada de casca de Bergamota (Mexerica)



   Quando estávamos em plena festa da bergamota aqui em São Sebastião do Caí que é a terra da bergamota, numa conversa entre amigos surgiu a dúvida: será que só dá para fazer pratos doces com a bergamota? 
   Então um dos amigos, que estava tentando adaptar a melhor receita para a cuca de bergamota disse que talvez pudesse substituir o suco de laranja pelo de bergamota no frango. Fiz o teste e ficou horrível o sabor. 
   Numa rodada seguinte, ainda falando sobre fazer prato salgado com bergamota, tive uma ideia: quem sabe a casca da bergamota não dá um prato não doce? Lancei o desafio.
   Como acho a cor da casca da bergamota muito linda, resolvi tentar uma salada. 
   Depois de mais de 10 testes, finalmente o prato ficou perfeito e muito saboroso. Salada de casca de bergamota do tipo Cahy.


  Aqui está a receita:


Salada de Casca de Bergamota com cebola:

Ingredientes:
A casca de uma bergamota Cahy
1 cebola média
vinagre

Preparo:
Corte a bergamota no meio. Retire o miolo. Corte em tiras finas a casca. Em uma panela coloque no fogo com água. Deixe levantar fervura. Dispense a água. Acrescente a cebola cortada em tiras e acrescente água de novo até cobrir. Deixe levantar fervura e dispense novamente a água. Acrescente água até cobrir e ferva durante 15 minutos. Esfrie na água fria e tempere com vinagre. Não use sal para a casca não ficar amarga.
Fica deliciosaaaaaa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário