terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pequenas Mentiras, Meias Verdades - Histórias de Mascates



Histórias de Mascates

Era um lugar bem longe, na colônia, onde uma bela historinha se criou. E, como antigamente sempre era, lá também chegavam os mascates de longe para venderem seus artigos.
Assim, numa bela manhã chegou um mascate até a vila, montado em seu cavalo. Ele encontrou em sua entrada um rapaz. Então ele parou e perguntou ao rapaz:
- Por onde é o caminho mais fácil para eu chegar até a pensão?
O rapaz respondeu:
- Existem dois caminhos: um comprido e um curto. Se tomares o caminho curto, demora mais a chegar no destino e quando tomares o caminho maior leva menos tempo para chegar lá.
O mascate achou estranha esta resposta, imaginando que o rapaz estivesse louco. Então, para testar seu grau de sanidade perguntou:
- Você tem pai? Onde ele está?
- Ele está no mato caçando! - Respondeu o adolescente. - Tudo o que ele caça no mato e mata, ele deixa lá e tudo o que ele encontra vivo, traz junto para casa.
- Isto é verdade? - Perguntou o mascate. O rapaz respondeu:
- Claro! E Ele caça muito e trás também muito vivo para casa.
O mascate coçou incrédulo seus cabelos e pensou de si para consigo: "Este rapaz está completamente doido! Com certeza não dá para ir atrás do que ele diz!"
Como última cartada ele pensou para consigo em fazer mais uma pergunta, e se o rapaz respondesse corretamente, sem metáforas, poderia talvez levar um pouco de crédito. O mascate perguntou:
- E a tua mãe, onde está? ...o que ela está fazendo?
O rapaz deixou escapar um sorriso irônico no canto da boca. Depois respondeu:
- A mãe está assando o pão que comemos ontem!
"O rapaz está completamente maluco! Onde se poderia imaginar uma resposta detas?" - O mascate estava embasbacado com as respostas sem nexo daquele rapaz. Parecia um monge daqueles que falam só por metáforas para tentar simbolizar diversas respostas. Mas não se deu por vencido. Pensou que deveria tirar aquilo a limpo. Então ele disse:
- Rapaz, eu até agora não entendi nenhuma das respostas que tu deste. O que tu estavas querendo dizer? Está me fazendo de bobo, por que? Estou cansado, estou cavalgando desde de madrugada e você achou um jeito de ficar me tirando. Por que está agindo assim?
O rapaz, com outro sorriso irônico, respondeu:
- Eu não estou te tirando. Em primeiro lugar, porque todas as minhas respostas tem lógica, e em segundo lugar, foi o senhor que parou para conversar comigo. Não fui eu quem lhe segurei.
O mascate, vendo que o rapaz realmente era inteligente e não louco, disse:
- Dá para me explicar o que você quis dizer com as três respostas que me deu?
- Ora, sobre o caminho, é o seguinte: O caminho que é mais distante para se chegar na pensão é muito melhor do que  o caminho que é mais curto. Assim, através do caminho curto demora mais para chegar na pensão do que através do caminho comprido.
- Bonito assim! E a história do pai que traz a caça viva para casa?
- Ora, é assim: meu pai foi caçar no mato e tem a cabeça cheia de piolhos. Aqueles que ele mata lá, ele deixa lá e os que continuam vivos na cabeça ele traz de volta.
- Muito interessante! - Disse o mascate. - E como é o caso do pão? De que maneira pode a tua mãe estar assando o pão que comeram ontem?
O rapaz soltou uma gargalhada e disse:
- Minha mãe está assando o pão que vai devolver à vizinha. Ontem não tínhamos pão, então recebemos emprestado o pão da vizinha e comemos. Assim ela precisa assar o pão hoje para devolver a ela. Não é lógico que ela está assando o pão que comemos ontem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário