quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Hora da Faxina: Aparência



Aparência

   Eis aqui um tema onde fica muito difícil dar pitaco na vida dos outros, afinal, cada um se mostra do jeito que se acha mais charmoso. Mas, o que é melhor: se fazer charmoso, estar charmoso, ou se sentir charmoso? Partindo deste princípio, acho que o melhor é se sentir charmoso. Por que? Explico!
   Se fazer charmoso é cultivar diversos cuidados sobre sua aparência para  tentar de alguma forma impressionar. Nem que seja somente para impressionar alguém. Geralmente quem se faz charmoso perde uma boa parte de seu tempo em cuidados pessoais exagerados para tentar trazer o máximo de sua aparência para quem quer se mostrar. Seria o 'photoshop' da vida real.
   Tem pessoas que acordam horas antes somente para em todas as manhãs voltar a 'esculpir' todos os detalhes como sobrancelhas, bigodes, cavanhaques, maquiagem, cabelo, enfim, um processo diário para recompor este lado de se fazer charmoso e impressionar. Uma amiga minha levava todos os dias quinze minutos maquiando uma pinta na bochecha para escondê-la, até que um dia resolveu tirar. Mas, para causar uma impressão de charme não importa o tempo usado para este fim. A pessoa só se sentirá segura depois de passar por todo este processo diário.
   Continuando, quero agora falar sobre estar charmoso. Bom, este é o tipo de sensação que os outros cultivam em relação a gente. Estar charmoso quer dizer que fecha com a ocasião, com o evento, enfim, que tem uma posição bem especial no âmbito geral, pois todos vêem que a pessoa tem algo que chama a atenção. Muitas vezes são seus trejeitos, suas atitudes, seu comportamento, a forma como ri, como fala, como se comporta. Uma pessoa que está charmosa, talvez até tenha cuidados especiais como o que se faz charmoso, mas diferente do primeiro, eles têm uma forma de cativar sem precisar apelar para a aparência.
   Finalmente, o que é 'se sentir charmoso'?
   Se sentir charmoso é ter receptividade, atenção, carinho, simpatia e o respeito das pessoas. Independentemente da aparência, condição social ou meio em que vive. Se sentir charmoso é ser o polo das atenções em momentos onde muitas vezes nem espera. Porque este é um dom pessoal, ele não é criado. Ele vem de dentro da pessoa que aprende a cultivá-lo e a partir dali contagia quem se aproxima pela sua forma humilde de se apresentar, mas ao mesmo tempo a polarização magnética que exerce por sua índole, seu comportamento, sua sinceridade. Se sentir charmoso é transbordar de dentro de si como realmente é, indiferentemente de cabelo, sobrancelhas, cavanhaque ou seios.
   Como já se diz desde muito antigamente: A aparência pode estar escondendo a realidade. Ou, como minha avó nos ensinou desde pequenos: "Cuidado com as pessoas que repartem seu cabelo num alinhamento retilíneo impecável. Se têm tempo para isso, pode faltar para coisas mais importantes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário