quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crônica - Os Amigos


OS AMIGOS


- Você pode acreditar em mim, João. quando eu digo que isto realmente aconteceu, é verdade.
- Mas eu não gostaria de aceitar isto tão facilmente, Nestor! De onde poderia se imaginar algo assim de um homem sério como o Ermindo? Isto só pode ser fofoca!
- Sim, João, mas a conversa está grande... Todos comentam a respeito, e todos culpam o Ermindo.
- E nós, Nestor, que vamos fazer? Vamos ficar a seu favor ou contra ele?
- Também não saberia dizer. Devemos antever tudo certo e calmamente para sabermos como lidar com estas dificuldades que inesperadamente apareceram.
Assim corre a conversa entre João e Nestor a respeito de Ermindo. Os três eram grandes amigos em todos os momentos e em todas as dificuldades.
Mas agora surgiu esta fofoca cabeluda sobre o Ermindo e todos se voltaram contra ele.
Os dois estavam vendo se ficariam a favor ou contra o Ermindo. Era uma situação difícil...
Recentemente aconteceu na vila que uma garota de treze anos foi estuprada e como resultado deste ato ela foi muito machucada por um homem. Ela ficou hospitalizada dois dias e precisaria mais meio ano de tratamento psicológico para ficar curada desta judiaria. Mesmo assim, sequelas ficariam.
E as provas caíam sobre o Ermindo porque ele naquele dia quando tudo aconteceu estava na casa da garota reformando a cozinha. Ele era um carpinteiro.
Mas, depois do ocorrido ele dizia angustiado:
- Eu só vi a garota de manhã cedo quando ela foi tratar as galinhas, e então, depois do meio-dia, quando ela estava gritando por ajuda. Então fui até ela para salvá-la.
Todos na vila, porém, disseram que ele era o culpado. A garota não podia dizer muito porque ela só vira o vulto contra a luz e assim não viu direito seu rosto.
Quando isto aconteceu, a garota gritou.
Ermindo, em sua versão, disse que largou tudo o que estava fazendo e foi correndo até a estrebaria para ver o que estava acontecendo. E, em vez da garota deixar se ajudar, começou a gritar dizendo que ele era o homem que a importunara.
Ermindo está na cadeia porque as pessoas o encontraram com a garota. Ela sangrando e em choque, e o homem junto, com ela em suas mãos.
Os dois amigos resolveram não acreditar na versão dos vileiros. Eles acreditariam em seu amigo porque se não fizessem nada por ele, ninguém faria algo para ajudá-lo.
João e Nestor foram até a estrebaria para verem como tudo poderia ter acontecido. Se encontrassem algo, talvez alguma prova, poderiam tirar o Ermindo da cadeia.
Eles tiveram sorte. Entre as palhas de milho na estrebaria encontraram um botão de camisa. Esta era a prova que eles precisavam para livrar o Ermindo da cadeia porque naquele dia ele vestia uma camiseta, a qual não tem botões.
A história caminhou até o ponto de eles descobrirem que que quem violentou a garoto fora seu próprio pai. E quando tudo realmente chegou à tona, quem foi para a cadeia foi seu próprio pai. E ele está lá até hoje.
Amigos são os grandes trunfos em nossa vida e com eles atravessamos todas as barreiras com mais facilidade. Um parente nunca está para nós como um amigo porque os amigos estão ao nosso lado independentemente do quanto ganhamos.
Os amigos as vezes nos conhecem melhor do que nós mesmos e eles logo captam nossas sensações.
Amigos são um pouco de nossas sensações e um pouco de nossas vidas. Segure eles, eles valem ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário